Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano – RBCDH, atualmente denominada Journal of Human Growth and Development (JHGD) divulga trabalhos cujo objeto de estudo e discussão são as relações entre o crescimento e o desenvolvimento do ser humano.

Informamos que o Journal of Human Growth and Development continua a ser editado agora pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP Marilia e submissões estão disponíveis no link: Submissions | Journal of Human Growth and Development (unesp.br)

Editorial

O presente número da RBCDH mantém e realça as nossas principais características. São 16 artigos de autoria de pesquisadores de vários Estados brasileiros, como Pará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul. O leque temático, como sempre é muito abrangente, com contribuições muito interessantes. Coelho Jr. e Silva analisaram o fenômeno do "cosplay" – o uso de fantasias e adereços para imitar (ou representar) os heróis de gibis, mangás e animés.

Vários artigos abordam aspectos muito importantes do desenvolvimento infantil. Assim, Alves e Veríssimo estudaram o "conflito" entre educar e cuidar vivido por educadores de creche; Moreira e Biasoli-Alves estudaram as famílias e seus colaboradores na tarefa de educar os filhos; Ribas, Jr., Seidl de Moura e Bornstein estudaram as cognições maternas sobre o desenvolvimento humano, na perspectiva de uma psicologia parental; sobre Educação, buscando as origens da medicalização da saúde na escola, Zucoloto analisou teses da segunda metade do século XIX da Faculdade de Medicina da Bahia.

Como que a anunciar um certo sucesso na meta de alcançar um equilíbrio entre as "vertentes" do conhecimento temos, neste número, diversos artigos sobre temas de Saúde Materno-Infantil. Silva e Siqueira estudaram o valor do suporte à parturiente num centro de parto normal; Marinho, Martins, Oliveira e Araújo investigaram a relação obesidade/baixa estatura em comunidades pobres do Vale do Paraíba; Selestrin e colaboradores avaliaram parâmetros fisiológicos em recém-nascidos pré-termo submetidos à fisioterapia; Garcia, Ferreira e Oliveira, no Pará, estudaram a compreensão de pais sobre o teste do pezinho; Rosa, Reis e Tanaka fizeram interessante revisão sobre gestações sucessivas na adolescência; Souza, João e Sacco avaliaram o arco longitudinal plantar de crianças obesas; Leite e Tanaka analisaram a tendência temporal da mortalidade por câncer de útero no Estado de São Paulo.

Abordando assuntos muito importantes, numa grande dispersão temática (muito cara à RBCDH), Oliveira e Cavalcanti estudaram a violência doméstica a partir de registros de uma Delegacia de assistência à Mulher; Menezes e Lopes analisaram a transição para o casamento em casais, coabitantes ou não; Bonfim, Bastos e Carvalho investigaram situações disruptivas, em famílias, provocadas por hospitalização. Finalmente, Moinho, Lordelo e Moura abordaram as metas de socialização de mães baianas.

Graças à grande contribuição que temos recebido dos autores, na ampla variedade geográfica, temática e metodológica que já é a nossa marca, nossa meta para 2007 é conseguirmos chegar à periodicidade trimestral, o que consolidará o bom conceito de nossa RBCDH, já reconhecido na comunidade na qual se insere.

 

Prof. Dr. Arnaldo Augusto Franco de Siqueira
Editor

Publicação de Protocolos de Pesquisa

Publicação de protocolos de pesquisa em fase inicial de coleta de dados. Visa divulgar o protocolo de pesquisa na área de conhecimento  em Ciclos de Vida e Sociedade.