Capital-trabalho-educação: criatividade, habilidades socioemocionais e (con)formação do sujeito empreendedor de si mesmo
CREATIVITY, SOCIO-EMOTIONAL SKILLS AND (CON)FORMATION OF THE SELF-ENTREPRENEUR
Resumo
Este trabalho discute a problemática da criatividade e das habilidades socioemocionais nas políticas educacionais neoliberais em sua relação com a psicologia. A partir de uma metodologia documental,
são analisados: o Programa Nova Escola (1999-2007), o Projeto SENNA (2014) e o Inova Educação (2019). Demonstram-se os elementos que sustentam as propostas e como se articulam aos interesses empresariais por meio da instrumentalização dos temas aqui destacados. Os resultados estão organizados em dois eixos: a) caracterização analítica das propostas inseridas em políticas educacionais neoliberais focalizando a criatividade e a habilidade socioemocional; b) processos de subjetivação da classe trabalhados na escola submetidos à logica mercantil e neoliberal: autoempreendedorismo, autocontrole e domínio de si. Tais propostas (auto)denominadas inovadoras ocultam processos de exclusão perversos que investem na reprodução de velhas fórmulas de subjugar a classe trabalhadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.