Capital-trabalho-educação: criatividade, habilidades socioemocionais e (con)formação do sujeito empreendedor de si mesmo

CREATIVITY, SOCIO-EMOTIONAL SKILLS AND (CON)FORMATION OF THE SELF-ENTREPRENEUR

Autores

  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia
  • Lavinia Magiolino UNICAMP

Resumo

Este trabalho discute a problemática da criatividade e das habilidades socioemocionais nas políticas educacionais neoliberais em sua relação com a psicologia. A partir de uma metodologia documental,
são analisados: o Programa Nova Escola (1999-2007), o Projeto SENNA (2014) e o Inova Educação (2019). Demonstram-se os elementos que sustentam as propostas e como se articulam aos interesses empresariais por meio da instrumentalização dos temas aqui destacados. Os resultados estão organizados em dois eixos: a) caracterização analítica das propostas inseridas em políticas educacionais neoliberais focalizando a criatividade e a habilidade socioemocional; b) processos de subjetivação da classe trabalhados na escola submetidos à logica mercantil e neoliberal: autoempreendedorismo, autocontrole e domínio de si. Tais propostas (auto)denominadas inovadoras ocultam processos de exclusão perversos que investem na reprodução de velhas fórmulas de subjugar a classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia

Graduada em bacharel e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Titulou-se em Mestre em Psicologia da Educação, no ano de 1998, e no Doutorado em Educação, no ano de 2006, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2015, fez seu Estágio de Pós-Doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, no Programa de Psicologia Social). É Professora Associada 1, do quadro permanente da Universidade de Brasilia (UNB). Está vinculada como professora colaboradora ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/UNICAMP) e do Núcleo de pesquisa dialética exclusão/inclusão social (NEXIN/PUC-SP). Membro também do GT Psicologia sócio-histórica e a desigualdade social e o contexto brasileiro (ANPEPP). Atua no desenvolvimento de duas linhas investigativas, a saber: 1) Diferença, cultura e alteridade: investigação de trajetórias não-hegemônicas de desenvolvimento; 2) Imaginação e processos criativos no desenvolvimento humano. O eixo transversal das linhas investigativas é a vivência (perejivanie) na formação dramática do psiquismo, sua dimensão est/ética e política. Tem publicado diversos artigos e livros no campo da Psicologia e da Educação em periódicos de referência nacional e internacional.Organizou recentemente o livro "Vygotsky and Marx: towards a marxist psychology", pela Francis & Taylor - selo Routledge. Experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, Cultura e Arte com ênfase investigativa na perspectiva histórico-cultural. Atualmente, atua como professora visitante na Universidade de Genebra (UNIGE, Section des sciences de l`éducation)

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Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos