Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-10-09. Leia a versão mais recente.

Análise de conteúdo dos discursos eleitorais da campanha presidencial brasileira de 2018

Autores

Resumo

O artigo aborda a relação entre democracia e retórica, analisando de que forma os principais candidatos à presidência das eleições de 2018 construíram seus discursos durante suas campanhas e quais temas mais abordaram, comparando as diferentes plataformas de comunicação dos candidatos e também comparando-os entre si. Utilizando a análise de conteúdo de Laurence Bardin, foram criadas categorias que sintetizassem e caracterizassem o teor dos discursos, permitindo assim criar um perfil da postura dos candidatos frente aos principais temas que movimentam a política. Os efeitos da polarização política se mostraram marcantes nos discursos de cada candidato e foram encontradas grandes semelhanças entre eles, havendo, contudo, importantes aspectos que servem para destacá-los dos demais. Diante da relevância do período de mudança da política brasileira, é preciso que mais estudos sejam realizados buscando melhor esclarecer as funções do discurso político no exercício da democracia na era contemporânea.

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Alves dos Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharelando em Psicologia no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui trabalhos nas áreas de Análise do Comportamento; Psicologia Social e Psicologia Política.

Rayra Santos de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cursa Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (bacharelado e licenciatura), onde desenvolveu o interesse por pesquisa e educação. Atualmente faz pesquisa sobre desenvolvimento humano com bolsa do FAPESP (iniciação científica), desenvolve o projeto de extensão Mulheres na História: Encontros de Psicologia e Educação em uma escola técnica da cidade de São paulo e participa do grupo de estudos Educação, Inclusão e Vulnerabilidade na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Patrícia Moraes Cabral, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduanda em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) com término previsto para 2021, membro do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM desde agosto de 2016. Sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Sérgio Boggio a aluna teve sua segunda bolsa de iniciação cientifica pela FAPESP.

Enzo Banti Bissoli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Leciona em cursos de graduação em Psicologia desde 2014. Tem experiência em disciplinas como: História da Psicologia (Teorias e Sistemas Psicológicos), Introdução às Práticas Psicológicas, Ética Profissional, Análise Experimental do Comportamento, Psicologia Social, Aspectos Psicológicos: Perdas, Luto e Cuidados Paliativos. Orienta trabalhos acadêmicos e supervisiona estágio em Psicologia Social e Análise do Comportamento.

Downloads

Publicado

2023-10-09

Versões