Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-10-09. Leia a versão mais recente.

Análise de conteúdo dos discursos eleitorais da campanha presidencial brasileira de 2018

Autores

Resumo

O artigo aborda a relação entre democracia e retórica, analisando de que forma os principais candidatos à presidência das eleições de 2018 construíram seus discursos durante suas campanhas e quais temas mais abordaram, comparando as diferentes plataformas de comunicação dos candidatos e também comparando-os entre si. Utilizando a análise de conteúdo de Laurence Bardin, foram criadas categorias que sintetizassem e caracterizassem o teor dos discursos, permitindo assim criar um perfil da postura dos candidatos frente aos principais temas que movimentam a política. Os efeitos da polarização política se mostraram marcantes nos discursos de cada candidato e foram encontradas grandes semelhanças entre eles, havendo, contudo, importantes aspectos que servem para destacá-los dos demais. Diante da relevância do período de mudança da política brasileira, é preciso que mais estudos sejam realizados buscando melhor esclarecer as funções do discurso político no exercício da democracia na era contemporânea.

Biografia do Autor

  • Marcelo Ferreira Alves dos Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Bacharelando em Psicologia no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui trabalhos nas áreas de Análise do Comportamento; Psicologia Social e Psicologia Política.

  • Rayra Santos de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Cursa Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (bacharelado e licenciatura), onde desenvolveu o interesse por pesquisa e educação. Atualmente faz pesquisa sobre desenvolvimento humano com bolsa do FAPESP (iniciação científica), desenvolve o projeto de extensão Mulheres na História: Encontros de Psicologia e Educação em uma escola técnica da cidade de São paulo e participa do grupo de estudos Educação, Inclusão e Vulnerabilidade na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Patrícia Moraes Cabral, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) com término previsto para 2021, membro do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM desde agosto de 2016. Sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Sérgio Boggio a aluna teve sua segunda bolsa de iniciação cientifica pela FAPESP.

  • Enzo Banti Bissoli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Leciona em cursos de graduação em Psicologia desde 2014. Tem experiência em disciplinas como: História da Psicologia (Teorias e Sistemas Psicológicos), Introdução às Práticas Psicológicas, Ética Profissional, Análise Experimental do Comportamento, Psicologia Social, Aspectos Psicológicos: Perdas, Luto e Cuidados Paliativos. Orienta trabalhos acadêmicos e supervisiona estágio em Psicologia Social e Análise do Comportamento.

Downloads

Publicado

2023-10-09

Versões