Universidade e coletivos: a organização de pessoas com deficiência na luta pelos seus direitos
Resumo
A universidade, em função das políticas afirmativas, tem recebido um número cada vez maior de estudantes com deficiência. A presente pesquisa busca identificar se esses estudantes, inseridos no contexto do ensino superior, têm se organizado em coletivos para garantia de direitos. Participaram desta pesquisa 186 universitários com deficiência, das cinco regiões do país, que responderam a um questionário sociodemográfico e a perguntas relativas à deficiência e à organização coletiva desse grupo. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, via nuvem de palavras e análise temática. Os resultados indicam que os universitários com deficiência não têm se organizado coletivamente no país. Também mostram que os fatores geradores de inclusão e exclusão são os mesmos: a presença ou ausência de acolhimento e pertença, e a existência ou falta de acessibilidade. Questões decorrentes desses resultados são levantadas, abrindo agendas para futuras pesquisas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-08 (2)
- 2023-10-09 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.