Universidade e coletivos: a organização de pessoas com deficiência na luta pelos seus direitos

Autores

  • Maria Nivalda de Carvalho-Freitas Universidade Federal de São João del Rei
  • Raissa Pedrosa Gomes Tette Universidade Federal de São João del Rei
  • Lucas Ferreira Rongetta Universidade Federal de São João del Rei
  • Juliana Dela-Sávia Universidade Federal de São João del Rei
  • Ana Carolina dos Santos Universidade Federal de São João del Rei
  • Caroline Pereira Teixeira Universidade Federal de São João del Rei
  • Orisvaldo Antônio da Silva Universidade Federal de São João del Rei
  • Maiklei Algusto Arcanjo Universidade Federal de São João del Rei

Resumo

A universidade, em função das políticas afirmativas, tem recebido um número cada vez maior de estudantes com deficiência. A presente pesquisa busca identificar se esses estudantes, inseridos no contexto do ensino superior, têm se organizado em coletivos para garantia de direitos. Participaram desta pesquisa 186 universitários com deficiência, das cinco regiões do país, que responderam a um questionário sociodemográfico e a perguntas relativas à deficiência e à organização coletiva desse grupo. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, via nuvem de palavras e análise temática. Os resultados indicam que os universitários com deficiência não têm se organizado coletivamente no país. Também mostram que os fatores geradores de inclusão e exclusão são os mesmos: a presença ou ausência de acolhimento e pertença, e a existência ou falta de acessibilidade. Questões decorrentes desses resultados são levantadas, abrindo agendas para futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del Rei

Professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Ocupa o cargo de Presidente da SBPOT - Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gestão 2020-2022).  Coordenou o Programa Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ (2015-2017). Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). 

Raissa Pedrosa Gomes Tette, Universidade Federal de São João del Rei

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho - NACE (UFSJ). Professora Adjunta da Faculdade Presidente Antônio Carlos.  

Downloads

Publicado

2023-10-09 — Atualizado em 2023-11-08

Versões