Arte e atenção conjunta

a dimensão micropolítica da acessibilidade

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Resumo

Discute a dimensão micropolítica da acessibilidade de estudantes com deficiência na universidade. Identifica a universidade como um território capacitista e experimenta estratégias inventivas para mudar tal cenário. Apostando na potência da arte, investiga práticas de atenção conjunta numa oficina de DanceAbility com estudantes com e sem deficiência. Partindo da ecologia da atenção de Yves Citton (2014), analisa diferentes camadas da rede atencional onde circulam forças e afetos. A pesquisa utiliza o método da cartografia para detectar gestos da atenção de uns aos outros, analisando a experiência de atenção a si e o que é descrito como “experiência de quatro paredes”. Conclui que as práticas artísticas acessíveis a todos os estudantes têm a potência de criar um território de cultivo da atenção conjunta, induzindo transformações na dimensão micropolítica da acessibilidade na universidade.

Palavras-chave: Arte; Acessibilidade; Atenção conjunta; Deficiência; Micropolítica

Biografia do Autor

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado no CNRS, Paris (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publica e dá pareceres nas revistas Psicologia e Sociedade, Revista do Departamento de Psicologia (UFF), Psicologia Ciência e Profissão , Psicologia em Estudo, Arquivos Brasileiros de Psicologia e Psicologia. Reflexão e Crítica, dentre outras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, invenção, produção da subjetividade, aprendizagem, atenção, arte e deficiência visual.

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Publicado

2023-10-18 — Atualizado em 2023-11-08

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