Arte e atenção conjunta
a dimensão micropolítica da acessibilidade
Resumo
O artigo discute a dimensão micropolítica da acessibilidade de estudantes com deficiência na universidade. Identifica a universidade como um território capacitista e experimenta estratégias inventivas para mudar tal cenário. Apostando na potência da arte, investiga práticas de atenção conjunta numa oficina de DanceAbility com estudantes com e sem deficiência. Partindo da ecologia da atenção de Yves Citton (2014), o objetivo é analisar diferentes camadas da rede atencional onde circulam forças e afetos. A pesquisa utiliza o método da cartografia para detectar gestos da atenção de uns aos outros, analisando a experiência de atenção a si e o que é descrito como “experiência de quatro paredes”. Conclui que as práticas artísticas acessíveis a todos os estudantes têm a potência de criar um território de cultivo da atenção conjunta, induzindo transformações na dimensão micropolítica da acessibilidade na universidade.
Palavras-chave: Arte; Acessibilidade; Atenção conjunta; Deficiência; Micropolítica
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-08 (2)
- 2023-10-18 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.