DESOCUPA JÁ! EU QUERO AULA: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE MOTIVAM O MOVIMENTO DESOCUPA
Keywords:
Desocupação, Estudantes, Direita, Consciência Política, Vida CotidianaAbstract
O movimento de ocupação de instituições de ensino em 2016 contrário à PEC 241/55 foi um marco na história recente do país. Em reação a tal movimento veio o movimento “Desocupa”, que apesar de pouca expressividade é um movimento relevante para entender a direita brasileira atual. Nesta pesquisa, tal movimento é interpretado por meio de análise documental de suas redes sociais. É apreendido aspectos psicossociais presentes na mobilização do movimento “Desocupa” a partir das categorias de Vida Cotidiana de Agnes Heller e Consciência Política de Salvador Sandoval. Identifica-se a defesa da particularidade, uma defesa simbólica do Eu e a presença da consciência cotidiana como algo central para o movimento, uma identidade política embrionária, uma meta coletiva bem definida e a crença na eficácia política do próprio movimento, valores, normas, expectativas próprias ao modo de produção capitalista e uma defesa de neutralidade política e pluralidade, entre outras questões.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Psicologia Política
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.