Kit Gay: Histórias e atualizações de uma ofensiva antigênero.

Autores/as

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Kit Gay, Ideologia de Gênero.

Resumen

O presente artigo discute os resultados obtidos a partir de um apeamento de controvérsias realizado sobre a polêmica do Kit Gay, em materiais virtuais entre os anos de 2011 e 2018. A partir de tal empreendimento, apontamos a relação contingente de aproximação e afastamento entre os significantes Kit Gay e Escola sem Homofobia, sua configuração como objeto dobrado e coordenado, bem como os desdobramentos de tal polêmica em políticas recentes, principalmente a partir de sua associação à chamada “ideologia de gênero”. Por fim, visamos a inserir tais perspectivas em um campo mais amplo de estudos sobre as ofensivas antigênero e contextos de redução do espaço democrático.


Biografía del autor/a

João Gabriel Maracci, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Psicologia (área de concentração: Psicologia Social) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paula Sandrine Machado, Universidade federal do Rio Grande do Sul

Professora titular do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, mestre e doutora em Antrpologia Social pela mesma universidade.

Publicado

2024-07-10

Número

Sección

Artigos