Movimentos migratórios no Brasil: desafios para as políticas públicas de Saúde e Assistência Social

Autores/as

Palabras clave:

Migrações, Políticas Públicas, Saúde, Assistência Social, Brasil

Resumen

Este artigo aborda as relações entre migração, saúde e assistência social no Brasil, partindo de uma análise documental que busca contextualizar o debate no país a partir destes eixos. A problematização dessas questões salienta a forma como o Brasil coloca-se diante das novas ondas migratórias, bem como evidencia os desafios das políticas públicas brasileiras em relação ao acolhimento e ao acompanhamento dos(as) imigrantes no país. Através da revisão bibliográfica e documental, considerando as legislações que normatizam as migrações e o acesso às políticas públicas, busca-se tensionar as ações previstas nas leis e o panorama no qual se encontram os(as) imigrantes. O crescente fluxo de migrações, globalmente, destaca a necessidade de promoção do acesso às políticas públicas que contemplam os(as) migrantes, conforme ressaltam as discussões internacionais. Assim, no limite, a migração vem se constituindo como um determinante às políticas e às estratégias de saúde e de assistência social, especialmente nos países de acolhimento, consequentemente, no Brasil.

Biografía del autor/a

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul

Psicóloga, Doutora em Psicologia (PUCRS), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul

Geógrafo, Doutor em Educação (UFRGS), professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisc).

Gisele Dhein, UNIVATES

Psicóloga, Mestre em Psicologia (PPG em Psicologia PUC-RS), professora no curso de Psicologia da UNIVATES. Doutoranda do PPG em Educação (UNISC).

Douglas Luís Weber, UNISC

Geógrafo, doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISC).

Caroline da Rosa Couto, UNISC

Psicóloga, doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação (UNISC) - Bolsista CAPES.

Letícia Aline Back, UNISC

 Psicóloga, Mestre em Educação (UNISC).

Guilherme Vendruscollo Werlang, UNISC

Internacionalista, Mestre em Educação (UNISC).

Giulia Netto Löbler, UNISC

Graduanda em Psicologia (UNISC) e bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq.

Publicado

2024-07-10

Número

Sección

Artigos