Mulheres em situação de pobreza nos contextos do Programa Bolsa Família

Autores

  • Renata Cristina Façanha de Meneses Universidade Federal do Ceará
  • Andrea Ferreira Lima Esmeraldo Universidade Federal do Ceará
  • Natacha Farias Xavier
  • Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pobreza, Feminismo, Políticas Públicas, Programa Bolsa Família, População em Situação de Rua

Resumo

Este artigo visa compreender como as categorias gênero e pobreza se apresentam no cotidiano das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e das mulheres em situação de Rua. Considera que as opressões de gênero se apresentam de formas distintas conforme as experiências e lugares que ocupam na sociedade, assim demandam um olhar interseccional, que apreenda os marcadores identitários e modos de vida destas mulheres. Utiliza em suas análises o conceito de patriarcado como um sistema de opressões que atinge as mulheres, e destaca a vivência de pobreza a partir de uma perspectiva multidimensional, que engloba várias dimensões além da renda. Evidenciaram-se processos opressivos que passam pela estigmatização e culpabilização das mulheres, assim como construção de resistências que atravessam seu cotidiano. E aponta a necessidade de políticas públicas que reconheçam as necessidades e singularidades das mulheres.

Biografia do Autor

Renata Cristina Façanha de Meneses, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, servidora Pública da Assistência Social em Eusébio - CE.

Andrea Ferreira Lima Esmeraldo, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, doutoranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Ceará 
trabalhadora da Assistência Social em Maracanaú - CE.

Natacha Farias Xavier

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Psicóloga com especialização em Psicomotricidade pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Docente nas instituições Uninassau e Uniateneu. Integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária - Nucom/UFC.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona, Espanha Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, é Professora Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisadora do CNPq -P2.

Downloads

Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos