Cuidado e questões de gênero: invisibilidade, paternalismo, auto-sacrifício. Entrevista com Ilze Zirbel
Palavras-chave:
Cuidado, autonomia, interdependência, gênero e interseccionalidade, Atenção Básica em Saúde.Resumo
Este texto apresenta uma conversa-entrevista entre um grupo de pesquisa sobre as práticas de profissionais de saúde atuantes na Atenção Básica em saúde e uma pesquisadora do campo das Teorias do Cuidado. Nele são abordadas questões de gênero, classe e raça envolvidas nas atividades e relações de cuidado, o que toca nas temáticas do privilégio e da exploração, do auto-sacrifício e da coerção, bem como da autonomia e da interdependência. O pano de fundo é o da necessidade de políticas públicas visando o cuidado da população e desenvolvimento do senso de cuidado tanto em homens quanto em mulheres.
What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.