Operadores linguísticos das relações de poder no cuidado às pessoas com deficiência

Autores

  • Juliana Sampaio Universidade Federal da Paraíba- UFPB
  • Luciano Gomes Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Daniella de Souza Barbosa Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Daniele Alves Peixoto Universidade de Pernambuco- UPE
  • Tarcísio Almeida Menezes Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Hariel Hegel Lins Zózimo Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Maria Fernanda Lyra Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Mônica Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
  • Emerson Elias Merhy Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Palavras-chave:

Linguagem, Serviços de Saúde Pública, Saúde da Pessoa com Deficiência, Assistência à Saúde, Cartografia

Resumo

Esse artigo analisa as construções discursivas, e seus efeitos sobre os corpos de pessoas com deficiência (PcD), que operam nos serviços de saúde da Rede de Cuidado a essa população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa se desenhou como um estudo qualitativo e analítico, de uma abordagem cartográfica, com a participação de trabalhadoras, gestoras, usuárias-cidadãs e seus familiares em um CER IV na Paraíba. Identificamos a constituição de diversos dispositivos disciplinares e, dentre eles, a operacionalização de diferentes códigos linguísticos que estruturam relações assimétricas de poder para o controle desses corpos, operando como palavras de ordem. Por fim, reconhecemos que as complexas relações de poder são imanentes ao campo de assistência à saúde, não exclusivamente da Rede de Cuidado à PcD. Identificar e dar visibilidade aos efeitos dessas relações ao produzirmos cuidado em saúde, permite balizarmos nossas atuações como seres políticos no mundo do cuidado.

Biografia do Autor

Juliana Sampaio, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Doutora em Saúde Pública; Professora da Universidade Federal da Paraíba, do Departamento de Promoção da Saúde

Luciano Gomes, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutor em Clínica Médica; Professor Adjunto do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Daniella de Souza Barbosa, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Daniele Alves Peixoto, Universidade de Pernambuco- UPE

Psicóloga Clínica e Mestra em Psicologia pela Universdade de Pernambuco (UPE)

Tarcísio Almeida Menezes, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Mestrando no Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Paraíba 

Hariel Hegel Lins Zózimo, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Discente do curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba – UFPB 

Maria Fernanda Lyra, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Discente do curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba – UFPB 

Mônica Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Emerson Elias Merhy, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

 Doutor em Saúde Coletiva; Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ 

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Publicado

2024-07-10

Edição

Seção

Artigos