Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-10-18. Leia a versão mais recente.

Psicologia e Aspectos psicossociais da pandemia de COVID-19 no Brasil

desigualdades, precarização da vida e necropolítica

Autores

  • Larissa Ferreira Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Lara Brum de Calais Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jéssica Silva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará
  • Luis Fernando de Souza Benicio Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará

Resumo

Objetiva-se analisar aspectos psicossociais implicados no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil, tomando a gestão política de tal fenômeno, com particular atenção para ações e omissões do executivo federal, como analisador da relação entre precarização desigual da vida e necropolítica no país. Articulam-se os debates de Judith Butler sobre vidas precárias, leituras do feminsimo negro acerca da intersecção de opressões e de Achille Mbembe sobre políticas de mortificação na atualidade, com discussões da Psicologia Social em sua análise dos fenômenos contemporâneos. Trata-se de um ensaio teórico que, complementarmente, elege notícias jornalísticas sobre a pandemia como materialidades que ilustram a problematização sobre  a precarização interseccional de vidas tidas como supérfluas e a reprodução de formas de fazê-las/deixá-las morrer. Sustenta-se que as disparidades acentuadas pela crise pandêmica e a produção psicossocial de indiferença frente ao cenário sacrificial correlativo à racionalidade necroliberal convocam a Psicologia à problematização/desconstrução das formas de vida em curso.

Biografia do Autor

Lara Brum de Calais, Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/PPGPSI). Realizou Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é pesquisadora-colaboradora do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES) da mesma universidade.

Jéssica Silva Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Professora nos cursos de psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutorana e Mestre em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pelo programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS - ESP/ CE). Integrante do VIESES/UFC.

Luis Fernando de Souza Benicio, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo  com formação em Psicologia Hospitalar (HUWC/UFC). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursa doutorado em Psicologia (UFC). É professor substituto do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordena o Grupo de Estudos Saúde Mental e (de)colonialidades (UECE/UFC). É pesquisador do grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC) e pesquisador colaborador do Instituto OCA.

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFC (Setor de Estudos de Psicologia Social). Doutor em Educação, mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lider do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Versões