A TRAJETÓRIA DA MULHER PRETA NA EDUCAÇÃO:
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
O artigo trata-se de uma revisão sistemática acerca da trajetória escolar e o papel ocupado pela mulher preta dentro do contexto educacional. As buscas pelos materiais incluíram cinco bases de dados: Scopus, PsycInfo, Web of Science, Pepsic e Lilacs entre o período de 2017 a abril de 2022. Ao total foram selecionados 24 trabalhos, sendo 16 artigos e 8 dissertações. Diante dos resultados encontrados, verificou-se que a maioria dos materiais encontrados referem-se a estudos realizados nos Estados Unidos e publicados no ano de 2021. A partir das análises foi possível constatar que a mulher preta possui seu percurso educacional marcado por violências e que muitas vezes tais vítimas distanciam-se do meio educacional devido a essas agressões. No entanto, há também àquelas que desenvolveram estratégias de resistência e persistem nesse caminho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.