Saída do armário aleijado
Do esforço privado pela autonomia à luta pública anticapacitista
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar as trajetórias de um grupo de pessoas com deficiência na cidade de Santa Fé, Argentina, enfocando a "saída do armário", uma metáfora que, seguindo Mc Ruer (2021), nos permitirá refletir sobre a passagem que experimentaram desde um momento de esforço privado para passar pelas instituições de "normalidade", até um momento de encontro com os colegas e de autoidentificação como parte de uma luta coletiva anticapacitista.
A proposta metodológica é qualitativa e sua principal contribuição são oito entrevistas em profundidade. A fim de construir o problema a partir de uma perspectiva sociológica e relacional, foram utilizados autores como Erving Goffman (2010) e Pierre Bourdieu (1984), que serão colocados em diálogo com as contribuições de autores líderes em estudos paralelos como Robert Mc Ruer (2020; 2021) e Mia Mingus (2011).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.