Avaliação da moderação da fidelidade nos resultados do Programa Preventivo Elos

Authors

  • Daniela Schneider
  • Erikson Kaszubowski Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia, Serviço de Atenção Psicológica. Florianópolis, SC. http://orcid.org/0000-0001-5481-1755
  • Douglas Garcia Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial. Florianópolis, Santa Catarina. http://orcid.org/0000-0001-5245-6075
  • Leandro Castro Oltramari Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia, Laboratório de Psicologia Educacional e Escolar. Florianópolis, Santa Catarina. http://orcid.org/0000-0002-9610-0502
  • Zila Van Der Meer Sanchez Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-7427-7956

DOI:

https://doi.org/10.36482/arbp.v75i1.17188

Keywords:

Fidelidad, Evaluación de Programas, Prevención Primaria, Salud en la Escuela, Comportamiento Infantil

Abstract

O programa preventivo em saúde mental "Elos - construindo coletivos" é uma adaptação brasileira do norte-americano "Good Behavior Game", direcionado para crianças de 6 a 10 anos, aplicado por educadores no ensino fundamental, considerado um dos programas com melhores evidências para diminuição de comportamentos agressivos e disruptivos. O objetivo é discutir as relações entre a fidelidade na implantação e os resultados observados a partir de um estudo piloto realizado em 2014. Com delineamento pré-experimental de grupo único, utilizou métodos mistos, com estatísticas descritivas e inferenciais, assim como análise de conteúdo, realizando triangulação de dados em sua análise final. Alunos de turmas que receberam o programa com maior fidelidade apresentaram resultados mais positivos na diminuição dos comportamentos alvos. Turmas com baixa fidelidade apresentaram resultados inócuos ou possivelmente iatrogênicos. Portanto, há indicativos que o efeito da ação preventiva está diretamente relacionado à fidelidade.

Author Biographies

  • Erikson Kaszubowski, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia, Serviço de Atenção Psicológica. Florianópolis, SC.
    É psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia e atua como Psicólogo Clínico na Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Douglas Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial. Florianópolis, Santa Catarina.
    É Mestre em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Psicólogo com atuação no Sistema de Assistência Social. Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial.
  • Leandro Castro Oltramari, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia, Laboratório de Psicologia Educacional e Escolar. Florianópolis, Santa Catarina.
    É psicólogo, Doutor em Ciências Humanas, tem pós-doutorado e é Professor na Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Zila Van Der Meer Sanchez, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, São Paulo.
    É formada em Farmácia e Doutora em Psicobiologia. Tem pós-doutorado em Ciência da Prevenção. Professora de Epidemiologia na Universidade Federal de São Paulo.

Published

2024-06-04

Issue

Section

Articles