Concepções de familiares e agentes escolares sobre a relação família-escola

Autores/as

  • Jéssica Andrade de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36482/arbp.v75i1.15325

Palabras clave:

Família, escola, psicologia escolar

Resumen

O presente estudo tem como objetivo investigar as concepções e ações de familiares, professores e gestores escolares sobre a relação família-escola. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, cujos participantes foram sessenta pais/responsáveis, trinta professores e seis gestoras de seis escolas públicas de Ensino Fundamental I. Para conhecer as concepções dos participantes acerca da relação família-escola foram utilizados três roteiros de entrevista semi-estruturadas destinadas aos professores e gestores, e um questionário direcionado aos pais. As entrevistas foram realizadas individualmente e registradas por meio de áudio para posterior análise, a qual foi inspirada nas diretrizes propostas por Bardin (2008). Os resultados revelaram contradições e pouca clareza dos grupos pesquisados no que se refere aos seus distintos e inter-relacionados papéis, às formas de participação de ambos no que concerne às vivências dos escolares e o papel da escola.

Biografía del autor/a

Jéssica Andrade de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba

Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2024-06-04

Número

Sección

Artículos