Chamada para o número especial: “Cem anos de O sentido histórico da crise da Psicologia, de L. S. Vigotski – contribuições e perspectivas”
Chamada para o número especial: “Cem anos de O sentido histórico da crise da Psicologia, de L. S. Vigotski – contribuições e perspectivas”
Editores responsáveis: Luiza Miranda Furtuoso, Marcelo Dalla Vecchia, Matilde Agero Batista e Jacqueline Meireles (Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei - LAPSIHC-UFSJ).
O número especial tem como ponto de partida o centenário da redação da obra do psicólogo russo Liev Semiónovitch Vigotski (1896-1934), O sentido histórico da crise da Psicologia: uma investigação metodológica. Trata-se de um texto redigido entre 1926-1927 e que não foi publicado em vida pelo autor, embora seja reconhecido pelos especialistas da obra vigotskiana como uma das contribuições mais relevantes e expressivas de Vigotski.
O trabalho sobre a Crise marca um período de inflexão no pensamento do autor e de uma incursão profunda no debate com diversas correntes da Psicologia e do pensamento filosófico, ainda presentes na atualidade. É, assim, uma obra que possui uma importância central para a compreensão do pensamento deste importante teórico da Psicologia, mas também para a história da Psicologia como um todo.
No que diz respeito à “crise da Psicologia”, nos termos de Vigotski, é possível refletir sobre como o autor a identifica em sua época e de que modo isso pode contribuir para aquilatar a Psicologia (e seus dilemas) em sua atual fase de desenvolvimento. Isso inclui questionar se ainda há uma crise, como ela pode ser compreendida e quais perspectivas podem ser elaboradas diante dela. Alguns dos temas abordados em O sentido histórico da crise da Psicologia, cuja atualidade é marcante, incluem, dentre outros, a relação da Psicologia com a Filosofia, Epistemologia, Metodologia, Ontologia, a linguagem científica, o ecletismo, a relação sujeito-objeto na pesquisa, a cientificidade, a história da Psicologia, e sua relação com a teoria marxiana e o marxismo.
Desse modo, em um momento de intensas transformações no campo da Psicologia, e ao mesmo tempo de dilemas persistentes, revisitar esse texto fundamental permite não apenas compreender os desafios teórico-metodológicos enfrentados à época, mas também analisar como as questões levantadas pelo autor continuam ressoando no debate contemporâneo.
Os artigos submetidos deverão abordar questões que dialoguem com os principais eixos temáticos desse texto e suas interfaces com o cenário atual da Psicologia. Serão especialmente bem-vindas contribuições que abordem:
- Revisões críticas sobre O sentido histórico da crise da Psicologia, considerando suas bases filosóficas, metodológicas e epistemológicas;
- Impactos da obra no desenvolvimento da Psicologia ao longo do século XX e XXI;
- Análises sobre a permanência da crise na Psicologia, nos termos tratados pelo autor, considerando os desafios contemporâneos no campo;
- Implicações da crise para a formação e atuação profissional em Psicologia;
- Propostas para a superação ou reformulação dos impasses do campo, inspiradas na perspectiva vigotskiana.
A proposta deste número especial é ampliar o debate sobre O sentido histórico da crise da psicologia, por ocasião de seu centenário, destacando sua relevância para a compreensão dos desafios da Psicologia contemporânea. Pretende-se, assim, proporcionar um espaço de diálogo crítico que, ao revisitar uma obra fundamental de Vigotski, fomente novas leituras da crise na Psicologia, amplie as possibilidades de análise e intervenção no campo e contribua para iluminar problemas atuais a partir de uma obra de extraordinária envergadura.
Prazo: 30 de novembro de 2025.