Sobre a Revista
Foco e Escopo
Estudos de Psicologia (Natal) é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que publica trabalhos inéditos em Psicobiologia e Psicologia Cognitiva; Psicologia Social do Trabalho; Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos; Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais.
As categorias contempladas para publicação são: (1) ARTIGOS.
A Estudos de Psicologia (Natal) publica trabalhos inéditos que se enquadrem em uma das seguintes áreas:
- Psicobiologia e Psicologia Cognitiva: Avaliação Psicológica; Neurociências e Neuropsicologia; Processos Psicológicos Básicos; Psicologia Evolucionista; Psicologia Experimental; Psicologia Fisiológica.
- Psicologia Social do Trabalho: Psicologia Organizações e trabalho, trabalho e subjetividade, clínicas do trabalho, trabalho e saúde, psicossociologia do trabalho, desemprego, subemprego, trabalho sujo e trabalho informal, produção de sentidos e significados no trabalho, trabalho e cultura, afetos e emoções no trabalho, envelhecimento e trabalho, juventude e trabalho, políticas públicas e trabalho, desenvolvimento de carreira, psicologia social do trabalho, métodos de pesquisa em Psicologia Organizações e trabalho.
- Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos: Políticas, programas, serviços e ações no campo da assistência social. Formação e atuação do psicólogo no campo da assistência social. Pobreza, Vulnerabilidades e riscos associados à política de assistência social. Movimentos sociais, organização comunitária e luta por direitos sociais. Direitos da infância e adolescência e suas violações. Políticas, programas, serviços e ações relativos ao SGD. Movimentos sociais, organização comunitária e luta pelo SGD. A Psicologia e o SGD. Política criminal, segurança pública e sistema prisional.
- Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais: Abordagens interdisciplinares das relações pessoa-ambiente em contextos rurais, urbanos e comunitários. Interface entre psicologia e as diferentes espacialidades, modos de viver e habitar territórios: macroambientes, ambientes construídos, pequenas e grandes cidades, comunidades rurais, pesqueiras, ribeirinhas, indígenas, quilombolas. Metodologias e estratégias de pesquisa e intervenção comunitária.
Processo de Avalia??o pelos Pares
O processo de avaliação do manuscrito é double blind review, cega por pares, que preserva a identidade dos autores e consultores.
Periodicidade
Os itens da revista são publicados coletivamente quando o sumário for definido, com periodicidade trimestral.