Sobre a Revista

Foco e Escopo

Estudos de Psicologia (Natal) é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que publica trabalhos inéditos em Psicobiologia e Psicologia CognitivaPsicologia Social do Trabalho; Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos; Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais.

 

As categorias contempladas para publicação são: (1) ARTIGOS.

 

 

A Estudos de Psicologia (Natal) publica trabalhos inéditos que se enquadrem em uma das seguintes áreas:

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva: Avaliação Psicológica; Neurociências e Neuropsicologia; Processos Psicológicos Básicos; Psicologia Evolucionista; Psicologia Experimental; Psicologia Fisiológica.  

Psicologia Social do Trabalho: Psicologia Organizações e trabalho, trabalho e subjetividade, clínicas do trabalho, trabalho e saúde, psicossociologia do trabalho, desemprego, subemprego, trabalho sujo e trabalho informal, produção de sentidos e significados no trabalho, trabalho e cultura, afetos e emoções no trabalho, envelhecimento e trabalho, juventude e trabalho, políticas públicas e trabalho, desenvolvimento de carreira, psicologia social do trabalho, métodos de pesquisa em Psicologia Organizações e trabalho. 

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos: Políticas, programas, serviços e ações no campo da assistência social. Formação e atuação do psicólogo no campo da assistência social. Pobreza, Vulnerabilidades e riscos associados à política de assistência social. Movimentos sociais, organização comunitária e luta por direitos sociais. Direitos da infância e adolescência e suas violações. Políticas, programas, serviços e ações relativos ao SGD. Movimentos sociais, organização comunitária e luta pelo SGD. A Psicologia e o SGD. Política criminal, segurança pública e sistema prisional.

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais: Abordagens interdisciplinares das relações pessoa-ambiente em contextos rurais, urbanos e comunitários. Interface entre psicologia e as diferentes espacialidades, modos de viver e habitar territórios: macroambientes, ambientes construídos, pequenas e grandes cidades, comunidades rurais, pesqueiras, ribeirinhas, indígenas, quilombolas. Metodologias e estratégias de pesquisa e intervenção comunitária.

Processo de Avalia??o pelos Pares

O processo de avaliação do manuscrito é double blind review, cega por pares, que preserva a identidade dos autores e consultores.

Periodicidade

Os itens da revista são publicados coletivamente quando o sumário for definido, com periodicidade trimestral.

Sponsors