Chamada para o número especial: “Cem anos de O sentido histórico da crise da Psicologia, de L. S. Vigotski – contribuições e perspectivas”
Chamada para o número especial: “Cem anos de O sentido histórico da crise da Psicologia, de L. S. Vigotski – contribuições e perspectivas”
Editores responsáveis: Luiza Miranda Furtuoso, Marcelo Dalla Vecchia, Matilde Agero Batista e Jacqueline Meireles (Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei - LAPSIHC-UFSJ).
O número especial tem como ponto de partida o centenário da redação da obra do psicólogo russo Liev Semiónovitch Vigotski (1896-1934), O sentido histórico da crise da Psicologia: uma investigação metodológica. Trata-se de um texto redigido entre 1926-1927 e que não foi publicado em vida pelo autor, embora seja reconhecido pelos especialistas da obra vigotskiana como uma das contribuições mais relevantes e expressivas de Vigotski.
A proposta é ampliar o debate sobre O sentido histórico da crise da psicologia, por ocasião de seu centenário, destacando sua relevância para a compreensão dos desafios da Psicologia contemporânea. Pretende-se, assim, proporcionar um espaço de diálogo crítico que, ao revisitar uma obra fundamental de Vigotski, fomente novas leituras da crise na Psicologia, amplie as possibilidades de análise e intervenção no campo e contribua para iluminar problemas atuais a partir de uma obra de extraordinária envergadura.
Saiba mais sobre Chamada para o número especial: “Cem anos de O sentido histórico da crise da Psicologia, de L. S. Vigotski – contribuições e perspectivas”