Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Atendimento às normas de apresentação de acordo com APA 7a edição, conforme consta nas Normas de Submissão de Estudos de Psicologia (Natal)
- Respeito à quantidade máxima de páginas (limite de 26 páginas). O limite de páginas inclui todos os elementos do manuscrito (títulos, resumo, abstract, resumen, texto, tabelas, quadros, figuras, referências bibliográficas, notas e apêndices), ressaltando que tabelas, quadros e figuras deverão ser incluídas no próprio corpo do manuscrito, após as referências bibliográficas, uma em cada página
- Garantia de que o texto enviado à Estudos de Psicologia (Natal) não contém qualquer tipo de identificação de autoria
- Inclusão de Documento de Identificação de Autoria como documento suplementar, contendo as seguintes informações sobre cada um dos autores: Nome completo, E-mail, Orcid, Instituição de vínculo, Maior título (informar área e instituição). Modelo disponível em: https://docs.google.com/document/d/1Z87jPgn1ylz6xsUDzMMyU1gucu9lLKJf/edit?usp=share_link&ouid=107700531564603284126&rtpof=true&sd=true
- Inclusão do Documento de Responsabilidade Ética assinada por todos os autores. Modelo de formulário em: https://docs.google.com/document/d/1bp1vZdJkRlnlLClgwKr2bKNRDA22Vn3y/edit?usp=share_link&ouid=107700531564603284126&rtpof=true&sd=true. Em caso de manuscritos decorrentes de pesquisa envolvendo animais, autorias devem incluir uma declaração de respeito ético, conforme apresentado nas Normas de Submissão.
- Confirmação de que o manuscrito é uma contribuição original e inédita, que não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela revista Estudos de Psicologia (Natal), quer seja no formato impresso ou no eletrônico. Além disso, as partes substanciais de seu conteúdo também não estão incluídas em qualquer outro trabalho, que esteja em avaliação por outro periódico, ou que venha a ser submetido a algum periódico enquanto durar a tramitação em Estudos de Psicologia (Natal).
- Concordância quanto à cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Estudos de Psicologia (Natal), que terá a exclusividade de publicá-lo em primeira mão, em caso de aprovação do manuscrito. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Estudos de Psicologia (Natal).
Psicologia Social do Trabalho
Trabalho e subjetividade. Clínicas do trabalho. Trabalho e saúde. Psicossociologia do trabalho. Desemprego, subemprego, trabalho sujo, trabalho informal. Produção de sentidos e significados no trabalho. Trabalho e cultura. Representações sociais e trabalho. Afetos e emoções no trabalho. Trabalho, identidade e carreira. Envelhecimento e trabalho. Juventude e trabalho. Políticas públicas e trabalho. Métodos de pesquisa em psicologia social do trabalho.
Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos
Políticas, programas, serviços e ações no campo da assistência social. Formação e atuação do psicólogo no campo da assistência social. Pobreza, Vulnerabilidades e riscos associados à política de assistência social. Movimentos sociais, organização comunitária e luta por direitos sociais. Direitos da infância e adolescência e suas violações. Políticas, programas, serviços e ações relativos ao SGD. Movimentos sociais, organização comunitária e luta pelo SGD. A Psicologia e o SGD. Política criminal, segurança pública e sistema prisional.
Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais
Abordagens interdisciplinares das relações pessoa-ambiente em contextos rurais, urbanos e comunitários. Interface entre psicologia e as diferentes espacialidades, modos de viver e habitar territórios: macroambientes, ambientes construídos, pequenas e grandes cidades, comunidades rurais, pesqueiras, ribeirinhas, indígenas, quilombolas. Metodologias e estratégias de pesquisa e intervenção comunitária.
Declaração de Direito Autoral
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Estudos de Psicologia (Natal), que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O/A autor/a continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Estudos de Psicologia (Natal).
Estudos de Psicologia (Natal) adota a licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial (CC BY-NC), a qual permite adaptação e criação a partir do seus artigos para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.