Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.-
Compliance with article presentation in accordance with APA 7th edition, as set out in the Submission Guidelines of Estudos de Psicologia (Natal)
- Respect for the maximum number of pages: 26 pages is the size limit for articles (empirical studies, theoretical studies and critical literature reviews), including all the elements of the manuscript (titles, resumo, abstract, resumen, text, tables, figures, references, notes and appendices).
- It is essential that the material does not contain any form of authorship identification whatsoever, which includes reference to previous works by the author(s), method details that make it possible to identify/locate the source, as well as information contained in the document file's properties fields, so as not to make the blind peer review process unfeasible.
- An Authorship Identification Document is included. It contains the information about each of the authors (form template available in: https://docs.google.com/document/d/15PnB7uZV4E8Kz47xpK3f8qyC215Df4TL/edit?usp=share_link&ouid=107700531564603284126&rtpof=true&sd=true)
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A filled form document about respecting ethical principles in research signed by all authors is sent (form template available in: https://docs.google.com/document/d/1c7NUFtGuOSXobX3aGqPH9N_RLyhJ_FV9/edit?usp=share_link&ouid=107700531564603284126&rtpof=true&sd=true).
In case the submitted manuscript results from research which employed animals, the authors must include an experiment statement (as described in Submission Guidelines). - The submission is original, theoretical-methodological coherent and has potential to offer a scientific contribuition. It also has never been published (even in parts from other publications), nor is it under evaluation by another journal.
- In case of text approved, the athorship agrees with the immediate and free assignment of publication rights for the Revista Estudos de Psicologia (Natal), which will have the exclusivity to publish them first hand.
Social Psychology of Work
Psychology - Organizations and work, work and subjectivity, work clinics, work and health, psychosociology of work, unemployment, underemployment, dirty work and informal work, the production of meanings and sense at work, work and culture, affect and emotions at work, aging and work, youth and work, public policies and work, career development, social psychology of work, research methods in Psychology - Organizations and work
Subjetividades e Saúde Coletiva
Acolhe trabalhos que discutem as subjetividades no campo da Saúde Coletiva, tendo como foco a produção acadêmico-científica e a atuação profissional crítica, ética e politicamente situada. Os artigos poderão trazer discussões sobre políticas públicas de saúde e sua intersetorialidade; os processos participativos na luta pelo direito à saúde; o enfrentamento à lógica manicomial e os desafios da Reforma Psiquiátrica; a patologização e a medicalização da vida; as territorialidades, interculturalidade e colonialidade nos processos saúde-doença-cuidado; as relações de poder que configuram práticas e posições de sujeito a partir de marcadores sociais da diferença e suas interseccionalidades.
Neuropsicologia do Desenvolvimento e Processos Clínicos
Fundamentos teórico-metodológicos da neuropsicologia; Avaliação neuropsicológica em diferentes em etapas do desenvolvimento; Neuropsicologia da infância e adolescência; Neuropsicologia do adulto e do idoso; Neuroplasticidade, intervenção e reabilitação neuropsicológica; Relações entre cognição, emoção e comportamento em contextos clínicos; Processos cognitivos básicos e superiores; Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-comportamental.
Psicologia, assistência social e sistema de garantia de direitos.
Formação, atuação e produção de conhecimento da Psicologia no campo da assistência social e do sistema de garantia de direitos. Políticas, instituições, programas, serviços e ações no campo da assistência social e do Sistema de Garantia de Direitos. Pobreza, vulnerabilidades e riscos psicossociais no contexto do SUAS e do Sistema de Garantia de Direitos. Movimentos sociais, organização comunitária, controle social e luta por direitos sociais em sua interface com a Assistência social e o SGD.
Número Especial “Cem anos de O sentido histórico da crise da Psicologia, de L. S. Vigotski – contribuições e perspectivas”
O número especial tem como ponto de partida o centenário da redação da obra do psicólogo russo Liev Semiónovitch Vigotski (1896-1934), O sentido histórico da crise da Psicologia: uma investigação metodológica. Trata-se de um texto redigido entre 1926-1927 e que não foi publicado em vida pelo autor, embora seja reconhecido pelos especialistas da obra vigotskiana como uma das contribuições mais relevantes e expressivas de Vigotski.
O trabalho sobre a Crise marca um período de inflexão no pensamento do autor e de uma incursão profunda no debate com diversas correntes da Psicologia e do pensamento filosófico, ainda presentes na atualidade. É, assim, uma obra que possui uma importância central para a compreensão do pensamento deste importante teórico da Psicologia, mas também para a história da Psicologia como um todo.
No que diz respeito à “crise da Psicologia”, nos termos de Vigotski, é possível refletir sobre como o autor a identifica em sua época e de que modo isso pode contribuir para aquilatar a Psicologia (e seus dilemas) em sua atual fase de desenvolvimento. Isso inclui questionar se ainda há uma crise, como ela pode ser compreendida e quais perspectivas podem ser elaboradas diante dela. Alguns dos temas abordados em O sentido histórico da crise da Psicologia, cuja atualidade é marcante, incluem, dentre outros, a relação da Psicologia com a Filosofia, Epistemologia, Metodologia, Ontologia, a linguagem científica, o ecletismo, a relação sujeito-objeto na pesquisa, a cientificidade, a história da Psicologia, e sua relação com a teoria marxiana e o marxismo.
Desse modo, em um momento de intensas transformações no campo da Psicologia, e ao mesmo tempo de dilemas persistentes, revisitar esse texto fundamental permite não apenas compreender os desafios teórico-metodológicos enfrentados à época, mas também analisar como as questões levantadas pelo autor continuam ressoando no debate contemporâneo.
Os artigos submetidos deverão abordar questões que dialoguem com os principais eixos temáticos desse texto e suas interfaces com o cenário atual da Psicologia. Serão especialmente bem-vindas contribuições que abordem:
- Revisões críticas sobre O sentido histórico da crise da Psicologia, considerando suas bases filosóficas, metodológicas e epistemológicas;
- Impactos da obra no desenvolvimento da Psicologia ao longo do século XX e XXI;
- Análises sobre a permanência da crise na Psicologia, nos termos tratados pelo autor, considerando os desafios contemporâneos no campo;
- Implicações da crise para a formação e atuação profissional em Psicologia;
- Propostas para a superação ou reformulação dos impasses do campo, inspiradas na perspectiva vigotskiana.
A proposta deste número especial é ampliar o debate sobre O sentido histórico da crise da psicologia, por ocasião de seu centenário, destacando sua relevância para a compreensão dos desafios da Psicologia contemporânea. Pretende-se, assim, proporcionar um espaço de diálogo crítico que, ao revisitar uma obra fundamental de Vigotski, fomente novas leituras da crise na Psicologia, amplie as possibilidades de análise e intervenção no campo e contribua para iluminar problemas atuais a partir de uma obra de extraordinária envergadura.
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