Sobre a Revista

Estudos de Psicologia (Natal) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujos fascículos disponibilizam trabalhos inéditos em Psicologia que se enquadram em uma das seguintes subáreas, cada uma de responsabilidade de uma equipe de Editoria Associada:

 

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva: Avaliação Psicológica; Neurociências e Neuropsicologia; Processos Psicológicos Básicos; Psicologia Evolucionista; Psicologia Experimental; Psicologia Fisiológica.

 

Psicologia Social do Trabalho: Psicologia, organizações e trabalho. Trabalho e subjetividade. Clínicas do trabalho. Trabalho e saúde. Psicossociologia do trabalho. Desemprego, subemprego, trabalho sujo e trabalho informal. Produção de sentidos e significados do trabalho. Trabalho e cultura. Afetos e emoções no trabalho. Envelhecimento e trabalho. Juventude e trabalho. políticas públicas e trabalho. Desenvolvimento de carreira. Psicologia social do trabalho. Métodos de pesquisa em Psicologia, organizações e trabalho.

 

Temas em Políticas Sociais: Assistência Social e Sistema de Garantia de Direitos: Políticas, programas, serviços e ações no campo da assistência social. Formação e atuação de psicólogas/os no campo da assistência social. Pobreza, Vulnerabilidades e riscos associados à política de assistência social. Movimentos sociais, organização comunitária, ações coletivas e luta por direitos sociais. Direitos da infância e adolescência e suas violações. Políticas, programas, serviços e ações relativos ao SGD. Movimentos sociais, organização comunitária e luta pelo SGD. A Psicologia e o SGD. Política criminal, segurança pública e sistema prisional.

 

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais: Abordagens interdisciplinares das relações pessoa-ambiente em contextos rurais, urbanos e comunitários. Interface entre Psicologia e as diferentes espacialidades, modos de viver e habitar territórios: macroambientes, ambientes construídos, pequenas e grandes cidades, comunidades rurais, pesqueiras, ribeirinhas, indígenas, quilombolas. Metodologias e estratégias de pesquisa e intervenção comunitária.

 

As submissões para publicação em Estudos de Psicologia (Natal) devem se enquadrar na categoria ARTIGO, não sendo aceitas submissões referentes a resenhas, relatos de experiência, notas técnicas, entre outras categorias.

 

Os artigos submetidos podem consistir em:

Estudos empíricos: relatos de pesquisa originais. Devem incluir análises secundárias para testar hipóteses, apresentando novas análises de dados não consideradas ou apresentadas em trabalhos anteriores. Estão tipicamente organizados para refletir os estágios do processo de pesquisa na seguinte sequência: introdução (apresentação do problema de pesquisa e do quadro teórico para sua condução, bem como dos objetivos de estudo e hipóteses/questões norteadoras), método (apresentação dos participantes/sujeitos, instrumentos, procedimentos e cuidados éticos, tipos de análises de dados adotados), resultados (apresentação dos achados do estudo e análises realizadas, coerentes com os objetivos propostos, bem como com as hipóteses/questões norteadoras), discussão (interpretação dos resultados, pode ser realizada em conjunto com a apresentação dos resultados), conclusões (sumário com as principais conclusões do estudo, bem como implicações e limitações do estudo).

Ensaios teóricos: proposição de avanços teóricos baseados na literatura empírica vigente. As/Os autoras/es devem apresentar o desenvolvimento de uma teoria para expandir ou refinar construtos teóricos, apresentar uma nova teoria ou analisar uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou demonstrando a vantagem de uma teoria sobre a outra. As contribuições desta natureza analisam a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. A apresentação das seções pode variar de acordo com seu conteúdo (diferente do observado para estudos empíricos).

Revisões críticas da literatura: consiste em uma avaliação crítica de material já publicado, podendo incluir sínteses de pesquisa ou meta-análises. Para meta-análises, as/os autoras/es devem utilizar procedimentos quantitativos para ajustar estatisticamente os resultados de outros estudos. As/Os autoras/es devem integrar e avaliar material previamente publicado, considerando o progresso da pesquisa e buscando clarificar um problema específico. Para tanto, o problema deve ser claramente definido, informações prévias devem ser sumarizadas para informar o leitor sobre o estado da pesquisa, sejam identificadas relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura, e devem ser sugeridos novos rumos de investigação para a resolução dos problemas identificados. Os componentes do texto podem ser organizados de diversas maneiras, sendo valorizada a coerência do mesmo.

Os manuscritos devem ser submetidos via internet, exclusivamente no website da Revista (http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic). Toda e qualquer submissão será recebida sob a condição de que o material seja inédito, ou seja, nunca tenha sido publicado, nem esteja em avaliação por outro periódico.

Estudos de Psicologia (Natal) adota a revisão duplo-cega em todas as suas submissões.

Direitos autorais

A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Estudos de Psicologia (Natal), que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O/A autor/a continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Estudos de Psicologia (Natal).

Estudos de Psicologia (Natal) adota a licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial (CC BY-NC), a qual permite adaptação e criação a partir do seus artigos para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.