As representações profissionais e suas especificidades teóricas: uma ferramenta de análise das práticas profissionais

Autores

  • Elisângela Bastos de Mélo Espíndola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Licia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210014

Palavras-chave:

Representações profissionais, Representações socioprofissionais, Representações Sociais

Resumo

Desde a década de 1990, as representações profissionais têm sido uma abordagem teórica que vem ganhando expressão, ao mesmo tempo em que são feitos questionamentos e estudos dos campos profissionais no âmbito da Psicologia Social. Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir o conceito de representações profissionais, situando o leitor sobre elementos teóricos que as distinguem e que as aproximam das representações sociais. Para tanto, tomamos como principal referência as proposições teóricas desenvolvidas pela equipe de pesquisa Représentations et Engagements professionnels, leurs Évolutions: Recherche et Expertise da Universidade de Toulouse-Le Mirail na França. Dentre as contribuições deste trabalho, enseja-se a abertura de novos caminhos investigativos sobre o desvelamento dos processos e dos produtos da profissionalização e da profissionalidade de grupos profissionais de referência.

Biografia do Autor

Elisângela Bastos de Mélo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Université Claude Bernard Lyon 1. Professora do Programa de Pós-Graduação Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Licia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sciences de l’Éducation pela Université de Paris V (Sorbonne), é Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Espíndola, E. B. de M., & Maia, L. de S. L. (2021). As representações profissionais e suas especificidades teóricas: uma ferramenta de análise das práticas profissionais. Estudos De Psicologia (Natal), 26(2), 139–147. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210014

Edição

Seção

Psicologia Social do Trabalho