Redes Pessoais Significativas de mulheres responsáveis por Famílias Monoparentais em Vulnerabilidade Social

Autores

  • Mônica Sperb Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Caroline Rubin Rossato Pereira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200040

Palavras-chave:

ausência paterna, maternidade, pobreza, redes sociais

Resumo

Este estudo objetivou compreender a dinâmica das redes pessoais significativas para a maternidade em famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade social. Participaram dez mulheres com filhos crianças, responsáveis por famílias cadastradas em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de um município do Rio Grande do Sul. Aplicou-se um Questionário Sociodemográfico, uma Entrevista semiestruturada e o Mapa de Redes. Os dados foram tratados conjuntamente a partir da análise de conteúdo. Constatou-se que familiares, amigos, vizinhos, “patrões” e profissionais/serviços conferem apoio à maternidade. Destacaram-se funções como: ajuda material, companhia social, apoio emocional, guia de conselhos e regulação social. Ampliar o conhecimento das redes pessoais significativas pode fomentar práticas profissionais que as incluam nas intervenções.

Biografia do Autor

Mônica Sperb Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Caroline Rubin Rossato Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Doutorado Sanduíche UFRGS/Univesity of Michigan). Docente do Departamento e Programa de Pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Machado, M. S., & Pereira, C. R. R. (2024). Redes Pessoais Significativas de mulheres responsáveis por Famílias Monoparentais em Vulnerabilidade Social. Estudos De Psicologia (Natal), 25(4), 399–411. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200040

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos