Comprometimento organizacional para gestores de recursos humanos na perspectiva das representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200039

Palavras-chave:

comprometimento organizacional, representação social, recursos humanos.

Resumo

A proposta deste estudo foi identificar a representação social (RS) de comprometimento organizacional entre gestores de recursos humanos, analisando três focos de comprometimento: o trabalho, a organização e a carreira. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo. A síntese dos resultados indica que a RS de comprometimento organizacional é constituída por dois focos (contexto de trabalho e carreira) e nove categorias ou elementos que formam as RS (sentimento de dono, foco no resultado, atributos pessoais, cultura, satisfação, inovação e melhorias de processos, planejamento de carreira, desempenho e lealdade a seus valores). Além disso, foi possível constatar que o conceito de comprometimento é unidimensional e de base eminentemente afetiva.

Biografia do Autor

Priscilla Oliveira Martins-Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora, mestre e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espirito Santo. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espirito Santo.

Annor da Silva Junior, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Caroline de Abreu Lourenço Gripp, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Martins-Silva, P. O., Silva Junior, A. da, & Gripp, C. de A. L. (2024). Comprometimento organizacional para gestores de recursos humanos na perspectiva das representações sociais. Estudos De Psicologia (Natal), 25(4), 386–398. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200039

Edição

Seção

Psicologia Social do Trabalho