Questionário de Condições de Trabalho: Evidências de validade para Trabalhadores de Equipes de Saúde

Autores

  • Valéria Maria da Conceição Mota Universidade Federal De Minas Gerais
  • Livia de Oliveira Borges Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210015

Palavras-chave:

condições de trabalho, profissionais de saúde, avaliação psicológica.

Resumo

Consideramos as repetitivas queixas acerca das condições de trabalho no sistema público de saúde, bem como as necessidades de diagnósticos acurados que subsidiem ações de gestores, profissionais e usuários. Então, desenvolvemos pesquisa para avaliar a validade do Questionário de Condições de Trabalho (QCT) para trabalhadores das equipes atuantes na atenção primária e secundária do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram 434 trabalhadores de Belo Horizonte e de outros municípios de Minas Gerais. Aplicamos análises fatoriais exploratórias e confirmatórias na identificação dos fatores empíricos para as categorias das condições de trabalho. Os resultados atestaram que os fatores encontrados representam as categorias das condições de trabalho para tais participantes. Corroboraram a adequação do uso do QCT em pesquisas e diagnósticos ocupacionais no sistema de saúde. Eles poderão contribuir para a construção de versões reduzidas do QCT.

Biografia do Autor

Valéria Maria da Conceição Mota, Universidade Federal De Minas Gerais

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Mestre em Psicologia pela UFMG. Doutora em Psicologia pela UFMG. Atualmente trabalha como Psicóloga da saúde na Prefeitura Municipal de Itabirito/ MG- Brasil. Experiência em pesquisa na área de Psicologia do Trabalho, saúde e sociabilidade, com ênfase no trabalho de equipes multiprofissionais.

Livia de Oliveira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), é Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando voluntariamente no Programa de Pós-graduação de Psicologia (UFMG). Bolsista de produtividade pelo CNPq (PQ-1A).

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Mota, V. M. da C., & Borges, L. de O. (2021). Questionário de Condições de Trabalho: Evidências de validade para Trabalhadores de Equipes de Saúde. Estudos De Psicologia (Natal), 26(2), 148–160. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210015

Edição

Seção

Psicologia Social do Trabalho