O Iluminismo tardio no cemitério dos vivos: o manicômio judiciário na fronteira da reforma psiquiátrica brasileira

Autores

  • Waldeci Gomes Confessor Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Magda Dimenstein Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210017

Palavras-chave:

Periculosidade, Manicômio judiciário, Reforma psiquiátrica, Internação compulsória

Resumo

O artigo objetiva analisar os saberes e práticas dos operadores do direito e da psiquiatria em relação à Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento e seu lugar no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira. Analisa os argumentos que fundamentam as medidas de internação do ponto de vista jurídico e psiquiátrico e as soluções viáveis para o problema do manicômio judiciário frente ao imperativo da desinstitucionalização trazido pelo novo paradigma de Atenção Psicossocial. A investigação, pautando-se nos postulados da Análise Institucional, detectou como esses saberes e práticas atravessam o espaço institucional, moldando-o como um conjunto molar enrijecido e praticamente indiferenciado de outras estruturas prisionais comuns, diante da falência completa de um projeto terapêutico direcionado ao louco infrator.

Biografia do Autor

Waldeci Gomes Confessor Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é servidor público efetivo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

Magda Dimenstein, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Confessor Junior, W. G., & Dimenstein, M. (2021). O Iluminismo tardio no cemitério dos vivos: o manicômio judiciário na fronteira da reforma psiquiátrica brasileira. Estudos De Psicologia (Natal), 26(2), 174–184. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210017

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos