Emprestar os ouvidos: a escuta da criança em acolhimento institucional

Autores

  • Isabela Silva Rocha Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Martha Franco Diniz Hueb Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200042

Palavras-chave:

abrigos, institucionalização, cuidadores

Resumo

O trabalho em instituição de acolhimento é complexo e também contraditório, podendo ocasionar grandes angústias. Este estudo teve por objetivo investigar de que modo profissionais que atuam em instituição de acolhimento realizam a escuta da criança. Trata-se de um estudo de caso coletivo sustentado na psicanálise, do qual participaram dez profissionais que responderam a uma entrevista mediada pela apresentação de uma figura do Teste de Apercepção Infantil – CAT, e uma entrevista semiestruturada. Os participantes demonstraram ambivalências na atuação profissional, notadamente em atividades que demandam maior proximidade e engajamento afetivo. Verificou-se que a escuta ativa tem sido realizada pelos entrevistados, promovendo sentimentos de tristeza, dor, impotência, insegurança, bem como dúvidas e sensação de despreparo diante dos relatos. Recomenda-se a formação continuada e o incentivo à escuta ativa, oferecendo recursos para que tal estratégia seja empregada visando ao melhor interesse da criança e considerando o bem-estar dos profissionais desse campo.

Biografia do Autor

Isabela Silva Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestrado na linha de pesquisa Psicologia e Família pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Martha Franco Diniz Hueb, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Associada Aposentada do Departamento de Psicologia/UFTM
Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFTM
Doutora em Ciências Médicas, Área de Concentração em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga com Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Especialista em Orientação Educacional pela Universidade de Uberaba e Especialista em Psicologia Clinica e Psicologia Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP, na linha de pesquisa Promoção de Saúde Mental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal/Bolsa USP/Santander). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017), na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). Especialista em Gestão da Educação: Supervisão Educacional e em Gestão da Educação: Administração Escolar.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Rocha, I. S., Hueb, M. F. D., & Scorsolini-Comin, F. (2024). Emprestar os ouvidos: a escuta da criança em acolhimento institucional. Estudos De Psicologia (Natal), 25(4), 424–435. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200042

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos