Jovens estudantes da periferia urbana de (nome da cidade): discursos relacionados à sexualidade

Autores

  • Roseane Amorim da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jaileila de Araújo Menezes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210007

Palavras-chave:

juventude, interseccionalidade, sexualidade, escola

Resumo

No presente estudo abordamos algumas discussões realizadas na pesquisa com os/as jovens de uma escola de (nome da cidade) sobre sexualidade, considerando que esse marcador social é constituído por gênero, classe, religião, entre outros. Participaram jovens de ambos os sexos, com idade dos 15 aos 20 anos. A pesquisa foi realizada em três momentos, no primeiro realizamos observação participante no contexto escolar, no segundo 5 oficinas com os/as jovens, uma específica sobre sexualidade, no terceiro momento fizemos 4 entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram analisados a partir da análise temática, considerando a interseccionalidade dos marcadores sociais referidos acima. Observamos que as práticas homofóbicas são algo muito presente no contexto escolar, várias situações de violência contra os/as estudantes perpetradas tanto pelos discentes quanto por professores/as e a gestão da escola. 

Biografia do Autor

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Professora do Programa de Pós graduação em Psicologia.

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

da Silva, R. A., & Menezes, J. de A. (2024). Jovens estudantes da periferia urbana de (nome da cidade): discursos relacionados à sexualidade. Estudos De Psicologia (Natal), 26(1), 56–67. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210007

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos