Boatos em forma de fake news na pandemia da Covid-19: teorias da conspiração, verdades alternativas e conselhos bondosos

Autores

  • Rafael Moura Coelho Pecly Wolter Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flaviane da Costa Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alvaro Rafael Santana Peixoto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thiago Rafael Santin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Julia Ott Dutra Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Clara Lopes Oliveira Reis Universidade Federal do Espírito Santo
  • Heloisa Maria Silva e Silva Pinto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210020

Palavras-chave:

Covid-19, Representações Sociais, Psicologia Social., Boatos, Fake news

Resumo

A pandemia da Covid-19 criou uma maré informacional na qual boatos em forma de fake news, comunicações individuais e de órgãos oficiais saturam as pessoas com mensagens por vezes contraditórias. A partir da psicologia social dos boatos, objetiva-se estudar as características singulares e diferenciais de notícias comprovadas como fake news, para obter critérios para reconhecer esse fenômeno. Foram selecionadas mensagens sobre Covid-19 compartilhadas em redes sociais por indivíduos (n=100), por órgãos oficiais (n=100) e averiguadas como fake news em sítios especializados (n=100). Uma classificação hierárquica descendente foi realizada e as fake news apresentaram três singularidades: ênfase em teorias da conspiração, apresentação de verdades alternativas às dos governos e promoção de conselhos bondosos para proteger-se e curar-se da doença. Tais resultados permitem a inserção dessas características em algoritmos de busca de fake news e a adaptação da comunicação de órgãos oficiais, para prevenção de notícias que desinformam.

Biografia do Autor

  • Rafael Moura Coelho Pecly Wolter, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Psicologia Social pela Université Paris Descartes, Paris V, é Professor Titular- Livre da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS). Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espirito Santo.

  • Flaviane da Costa Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS).

  • Alvaro Rafael Santana Peixoto, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo

  • Thiago Rafael Santin, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre em Epistemologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutorando e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS).

  • Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Procientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FAPERJ) e pesquisador 1D CNPq.

  • Julia Ott Dutra, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residente no Programa de Saúde Mental do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

  • Ana Clara Lopes Oliveira Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS).

  • Heloisa Maria Silva e Silva Pinto, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Psicologia Social Comunitária e Saúde Mental

Como Citar

Boatos em forma de fake news na pandemia da Covid-19: teorias da conspiração, verdades alternativas e conselhos bondosos. (2022). Estudos De Psicologia (Natal), 26(2), 207-218. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210020