Boatos em forma de fake news na pandemia da Covid-19: teorias da conspiração, verdades alternativas e conselhos bondosos

Autores

  • Rafael Moura Coelho Pecly Wolter Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flaviane da Costa Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alvaro Rafael Santana Peixoto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thiago Rafael Santin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Julia Ott Dutra Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Clara Lopes Oliveira Reis Universidade Federal do Espírito Santo
  • Heloisa Maria Silva e Silva Pinto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210020

Palavras-chave:

Covid-19, Representações Sociais, Psicologia Social., Boatos, Fake news

Resumo

A pandemia da Covid-19 criou uma maré informacional na qual boatos em forma de fake news, comunicações individuais e de órgãos oficiais saturam as pessoas com mensagens por vezes contraditórias. A partir da psicologia social dos boatos, objetiva-se estudar as características singulares e diferenciais de notícias comprovadas como fake news, para obter critérios para reconhecer esse fenômeno. Foram selecionadas mensagens sobre Covid-19 compartilhadas em redes sociais por indivíduos (n=100), por órgãos oficiais (n=100) e averiguadas como fake news em sítios especializados (n=100). Uma classificação hierárquica descendente foi realizada e as fake news apresentaram três singularidades: ênfase em teorias da conspiração, apresentação de verdades alternativas às dos governos e promoção de conselhos bondosos para proteger-se e curar-se da doença. Tais resultados permitem a inserção dessas características em algoritmos de busca de fake news e a adaptação da comunicação de órgãos oficiais, para prevenção de notícias que desinformam.

Biografia do Autor

Rafael Moura Coelho Pecly Wolter, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia Social pela Université Paris Descartes, Paris V, é Professor Titular- Livre da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS). Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espirito Santo.

Flaviane da Costa Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS).

Alvaro Rafael Santana Peixoto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo

Thiago Rafael Santin, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Epistemologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutorando e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS).

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Procientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FAPERJ) e pesquisador 1D CNPq.

Julia Ott Dutra, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residente no Programa de Saúde Mental do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Ana Clara Lopes Oliveira Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS).

Heloisa Maria Silva e Silva Pinto, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Membro do Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social (PRAPS).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Wolter, R. M. C. P., Oliveira, F. da C., Peixoto, A. R. S., Santin, T. R., Gomes, A. M. T., Dutra, J. O., … Silva Pinto, H. M. S. e. (2022). Boatos em forma de fake news na pandemia da Covid-19: teorias da conspiração, verdades alternativas e conselhos bondosos. Estudos De Psicologia (Natal), 26(2), 207–218. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210020

Edição

Seção

Psicologia Social Comunitária e Saúde Mental