Impactos da pandemia de COVID-19 para a saúde mental infantil

Autores

  • Manoela Yustas Mallmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mônica Sperb Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberta Stefanini Machemer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maíra Lopes Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Monique Souza Schwochow Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giana Bitencourt Frizzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200044

Palavras-chave:

pandemia, covid-19, coronavírus, saúde mental infantil

Resumo

Considerando as repercussões da atual emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus (COVID-19), é necessário compreender como as crianças são impactadas em sua saúde mental e quais são as estratégias que podem ser adotadas frente a essa vivência. A visão sistêmica do indivíduo, que enfatiza suas relações e interações, permite um aprofundamento singular desta problemática. Assim, o objetivo deste artigo foi apresentar uma revisão crítica da literatura sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus na saúde mental infantil. Identificou-se que esses impactos podem ser vivenciados direta ou indiretamente pela criança e apresentam-se em diferentes níveis, como individual, familiar e social. São discutidos desafios e possibilidades para o cuidado à saúde mental das crianças no que tange aos impactos da pandemia.

Biografia do Autor

  • Manoela Yustas Mallmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e membro do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças da UFRGS.
  • Mônica Sperb Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS
  • Roberta Stefanini Machemer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS
  • Maíra Lopes Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS
  • Monique Souza Schwochow, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS
  • Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças.

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Publicado

2024-11-13

Edição

Seção

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”

Como Citar

Impactos da pandemia de COVID-19 para a saúde mental infantil. (2024). Estudos De Psicologia (Natal), 25(4), 449-459. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200044