Impactos da pandemia de COVID-19 para a saúde mental infantil

Autores

  • Manoela Yustas Mallmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mônica Sperb Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberta Stefanini Machemer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maíra Lopes Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Monique Souza Schwochow Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giana Bitencourt Frizzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200044

Palavras-chave:

pandemia, covid-19, coronavírus, saúde mental infantil

Resumo

Considerando as repercussões da atual emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus (COVID-19), é necessário compreender como as crianças são impactadas em sua saúde mental e quais são as estratégias que podem ser adotadas frente a essa vivência. A visão sistêmica do indivíduo, que enfatiza suas relações e interações, permite um aprofundamento singular desta problemática. Assim, o objetivo deste artigo foi apresentar uma revisão crítica da literatura sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus na saúde mental infantil. Identificou-se que esses impactos podem ser vivenciados direta ou indiretamente pela criança e apresentam-se em diferentes níveis, como individual, familiar e social. São discutidos desafios e possibilidades para o cuidado à saúde mental das crianças no que tange aos impactos da pandemia.

Biografia do Autor

Manoela Yustas Mallmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e membro do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças da UFRGS.

Mônica Sperb Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS

Roberta Stefanini Machemer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS

Maíra Lopes Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS

Monique Souza Schwochow, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Mallmann, M. Y., Machado, M. S., Machemer, R. S., Almeida, M. L., Schwochow, M. S., & Frizzo, G. B. (2024). Impactos da pandemia de COVID-19 para a saúde mental infantil. Estudos De Psicologia (Natal), 25(4), 449–459. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200044

Edição

Seção

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”