COVID-19: a influência de fatores psicossociais na crença acerca da pertinência do isolamento social no Brasil

Autores

  • Marcelo Xavier de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Leandro Amorim Rosa Universidade Federal do Acre
  • Gustavo Henrique Carretero Universidade Federal do Acre
  • Patrícia da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220003

Palavras-chave:

COVID-19, Isolamento social, Atitude, Identidade social, Modelo de crenças em saúde

Resumo

A pandemia de COVID-19 impele a compreensão de diferentes aspectos que condicionam a formação da percepção social acerca deste fenômeno. Este estudo teve como objetivo identificar variáveis psicossociais que predizem a adesão à crença de que isolamento social previne o contágio de COVID-19. Para isto se realizou um estudo correlacional, no qual responderam a um questionário online 498 participantes com idade média de 34,9 anos. Um questionário sociodemográfico, escalas de atitudes e crenças em saúde compuseram os instrumentos de pesquisa. Análises descritivas, correlações e análise de regressão linear múltipla foram utilizadas. Os resultados demonstraram que atitudes políticas contribuem na formação da crença acerca do isolamento social no contexto da COVID-19. As interrelações demonstraram que identidades políticas desempenham papel importante na adesão aos discursos de instituições sanitárias ou políticas. Evidencia-se que dimensões psicossociais devem ser levadas em consideração no enfrentamento ao contágio da COVID-19.

Biografia do Autor

Marcelo Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Leandro Amorim Rosa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Psicologia Social pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Gustavo Henrique Carretero, Universidade Federal do Acre

Doutor em Psicologia Social pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Patrícia da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Downloads

Publicado

2023-01-13

Como Citar

Oliveira, M. X. de, Rosa, L. A., Carretero, G. H., & Silva, P. da. (2023). COVID-19: a influência de fatores psicossociais na crença acerca da pertinência do isolamento social no Brasil. Estudos De Psicologia (Natal), 27(1), 23–33. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220003

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva