Sexting em tempos de COVID-19: devemos nos preocupar?

Autores

  • Silvia Renata Lordello Docente do Programa de Pós- Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília
  • Isadora Deamici da Silveira Psicóloga, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Simone dos Santos Paludo Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lara Souza Psicóloga, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210019

Palavras-chave:

Sexting, COVID-19, Sexualidade, Adultos, Adolescentes

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o sexting no contexto da Covid-19, diante de sua recomendação como meio legítimo de expressão da sexualidade em tempos de distanciamento social. Foi realizada uma revisão narrativa e analisados documentos oficiais emitidos por diferentes países, apresentando conteúdos que expressam preocupação com a evitação do contágio nas expressões afetivo-sexuais. As orientações estratégicas esclarecem sobre formas alternativas para o relacionamento afetivo que evitem o contato físico, apontando o sexting como estratégia viável para o exercício da sexualidade, associado a outras práticas online. Embora o sexting seja uma prática já consolidada na sociedade tecnológica, foram apresentadas informações sobre os estereótipos que o permeiam. Tratou-se ainda das diferenciações entre sexting e pornografia, bem como os riscos que podem envolver essas práticas, sobretudo com o público adolescente. Conclui-se que o sexting precisa ser investigado no contexto cultural e sugerem-se estudos futuros para acompanhar ressignificações possíveis no período pós-pandemia.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Lordello, S. R., da Silveira, I. D., Paludo, S. dos S., & Souza, L. (2021). Sexting em tempos de COVID-19: devemos nos preocupar?. Estudos De Psicologia (Natal), 26(2), 197–206. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210019

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais