Luto e sobrevivência: a luta das comunidades tradicionais pesqueiras nos contextos da pandemia da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

covid-19, luta, luto, sobrevivência, comunidade tradicional pesqueira.

Resumo

Em um cenário no qual a soberania do capital e o estado de exceção borram as fronteiras entre poder de vida e políticas de morte, a pandemia da Covid-19 amplia a precarização da vida. O objetivo é analisar processos de subjetivação e enunciação de luta, luto e sobrevivência nas comunidades pesqueiras no acesso à saúde e à assistência social. Trata-se de uma cartografia como modo de fazer pesquisa, cuja produção de informações se deu por meio do rastreio, pouso e reconhecimento junto ao Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras. Os resultados mostram um devir comum na luta, diante do luto e da sobrevivência; a vida de todas as gerações importam e todas as vidas e mortes são passíveis de luto e de luta; processos de exclusão-inclusão no acesso ao auxílio emergencial em meio à suspensão do trabalho da pesca artesanal e do seguro defeso.

Biografia do Autor

Antonio Vladimir Félix-Silva, Universidade Federal do Piauí

Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí-UFPI/Campus Ministro Reis Velloso/Parnaíba. Atualmente, está vinculado à linha de pesquisa Psicologia, Saúde Coletiva e Processos de Subjetivação/Núcleo de estudos Análise Institucional e Cartografia/UFPI. Atua com Esquizoanálise, realizando pesquisas voltadas para a cartografia dos processos de subjetivação em saúde e educação da diferença em contextos de vidas precárias, de movimentos minoritários e de grupos institucionais e comunitários.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Félix-Silva, A. V., Gomes, C. B. S., & de Araújo, J. L. S. (2021). Luto e sobrevivência: a luta das comunidades tradicionais pesqueiras nos contextos da pandemia da Covid-19. Estudos De Psicologia (Natal), 26(3), 286–297. Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20811

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos