Motivos para a evasão e a motivação para aprendizagem no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210022Palavras-chave:
abandono acadêmico, metas de realização, atribuições de causalidade intrapessoaisResumo
O objetivo deste estudo foi investigar os motivos para evasão acadêmica e a motivação para aprendizagem (metas de realização e as atribuições de causalidade intrapessoais) de 335 estudantes de uma universidade particular brasileira. As correlações entre os construtos, incluindo a variável idade, foram de pequena a moderada magnitude. A motivação para aprendizagem, a opção de curso e a intenção de abandono representaram 46% da variância explicada dos motivos para a evasão na dimensão social e 38% das dimensões financeira e acadêmica. Identificaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três construtos quanto ao sexo, à intenção de abandono e ocurso. Os resultados indicam que os motivos para evasão variam conforme a interação entre as características motivacionais, pessoais e contextuais. Este estudo fundamenta a continuidade de pesquisas sobre a temática, bem como ações destinadas à prevenção da evasão acadêmica, sobretudo nas instituições particulares
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos de Psicologia (Natal)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.