Motivos para a evasão e a motivação para aprendizagem no ensino superior

Autores

  • Adriana Satico Ferraz Universidade São Francisco, Campus Swift, Campinas/SP http://orcid.org/0000-0002-9856-0094
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco, Campus Swift, Campinas/SP
  • Rodolfo A. M. Ambiel Universidade São Francisco, Campus Swift, Campinas/SP
  • Simone Nenê Portela Dalbosco Universidade São Francisco, Campus Swift, Campinas/SP

Palavras-chave:

abandono acadêmico, metas de realização, atribuições de causalidade intrapessoais

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os motivos para evasão acadêmica e a motivação para aprendizagem (metas de realização e as atribuições de causalidade intrapessoais) de 335 estudantes de uma universidade particular brasileira. As correlações entre os construtos, incluindo a variável idade, foram de pequena a moderada magnitude. A motivação para aprendizagem, a opção de curso e a intenção de abandono representaram 46% da variância explicada dos motivos para a evasão na dimensão social e 38% das dimensões financeira e acadêmica. Identificaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três construtos quanto ao sexo, à intenção de abandono e ocurso. Os resultados indicam que os motivos para evasão variam conforme a interação entre as características motivacionais, pessoais e contextuais. Este estudo fundamenta a continuidade de pesquisas sobre a temática, bem como ações destinadas à prevenção da evasão acadêmica, sobretudo nas instituições particulares

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Ferraz, A. S., Santos, A. A. A. dos, Ambiel, R. A. M., & Dalbosco, S. N. P. (2021). Motivos para a evasão e a motivação para aprendizagem no ensino superior. Estudos De Psicologia (Natal), 26(3), 229–241. Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/21317

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva