Motivos para a evasão e a motivação para aprendizagem no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210022Palavras-chave:
abandono acadêmico, metas de realização, atribuições de causalidade intrapessoaisResumo
O objetivo deste estudo foi investigar os motivos para evasão acadêmica e a motivação para aprendizagem (metas de realização e as atribuições de causalidade intrapessoais) de 335 estudantes de uma universidade particular brasileira. As correlações entre os construtos, incluindo a variável idade, foram de pequena a moderada magnitude. A motivação para aprendizagem, a opção de curso e a intenção de abandono representaram 46% da variância explicada dos motivos para a evasão na dimensão social e 38% das dimensões financeira e acadêmica. Identificaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três construtos quanto ao sexo, à intenção de abandono e ocurso. Os resultados indicam que os motivos para evasão variam conforme a interação entre as características motivacionais, pessoais e contextuais. Este estudo fundamenta a continuidade de pesquisas sobre a temática, bem como ações destinadas à prevenção da evasão acadêmica, sobretudo nas instituições particulares
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