“E qual foi a lição que o corvo aprendeu?” A compreensão de fábulas por crianças.
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210023Palavras-chave:
compreensão de fábulas, lição moral, criançasResumo
Este estudo investigou a compreensão de fábulas em crianças em uma perspectiva de desenvolvimento, procurando identificar as dificuldades em relação à lição moral. Oitenta crianças alunas do 1o e 3o ano do Ensino Fundamental foram individualmente solicitadas a responder perguntas sobre uma fábula apresentada em áudio. Uma das perguntas referia-se à lição moral. As respostas a essa pergunta foram analisadas qualitativamente por meio de um sistema de categorias que expressa como se processa o desenvolvimento da compreensão da lição moral. Os dados mostraram que as crianças do 3o ano apresentaram um desempenho melhor do que as do 1o ano. Contudo, em ambos os anos escolares foi marcante a dificuldade em compreender a lição moral. A progressão identificada na compreensão da lição moral parece estar associada à noção de afastamento e generalidade em relação ao que é veiculado no texto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Estudos de Psicologia (Natal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.