Adaptação e avaliação psicométrica de uma versão brasileira da CYRM-28

Autores

  • Aurino Lima Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Marlos Alves Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Xavier de Lima e Silva Ministério Público do Estado de Pernambuco
  • Philip Jefferies Dalhousie University
  • Renata Maria Coimbra Universidade Estadual Paulista
  • Djailton Pereira da Cunha Universidade de Pernambuco
  • Andreza Souza Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Lúcia Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Tatiana Lima Brasil Universidade Federal de Pernambuco
  • Michael Ungar Dalhousie University

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220002

Palavras-chave:

Resiliência, Adaptação, Avaliação psicométrica

Resumo

Utilizando uma amostra de 832 jovens, entre 13 e 25 anos, a presente investigação examinou as propriedades psicométricas de uma adaptação brasileira da Child and Youth Resilience Measure-28 (CYRM-28), uma escala empiricamente derivada de um modelo de resiliência de três fatores que tem sido promissora para pesquisas interculturais. Para estabelecer a validação, usamos a Análise Fatorial Confirmatória para determinar se a estrutura tradicional de três fatores e os itens originais da CYRM-28 são compatíveis com uma amostra brasileira. Isso foi seguido por testes de consistência interna examinando o alfa de Cronbach e a validade convergente testando correlações com o CD-RISC-10. Os resultados levaram a uma versão reduzida de 19 itens distribuídos em três fatores de resiliência. Os achados são consistentes com aqueles observados em amostras de outras culturas e sugerem que a CYRM-19-Br é promissora para uso em pesquisas de resiliência no Brasil.

Biografia do Autor

Aurino Lima Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Marlos Alves Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Vice-coordenador do curso de Psicologia.

Leonardo Xavier de Lima e Silva, Ministério Público do Estado de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é Analista Ministerial em Psicologia do Ministério Público do Estado de Pernambuco.

Philip Jefferies, Dalhousie University

Doutor em Psicologia pela Psychology Dublin City University, é Pesquisador Sênior do Resilience Research Centre da Dalhousie University.

Renata Maria Coimbra, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é Professora assistente da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Presidente Prudente).

Djailton Pereira da Cunha, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação Pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutor em Sciences de L’Éducation pela Université de Lyon, é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE).

Andreza Souza Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Multimedia in Education pela Universidade de Aveiro (UA), é Pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Lúcia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tatiana Lima Brasil, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Michael Ungar, Dalhousie University

Doutor em Social Work pela Wilfrid Laurier University, é Pesquisador Sênior do Resilience Research Centre da Dalhousie University.

Publicado

2023-01-13

Como Citar

Ferreira, A. L., Bezerra, M. A., Silva, L. X. de L. e, Jefferies, P., Coimbra, R. M., Cunha, D. P. da, … Ungar, M. (2023). Adaptação e avaliação psicométrica de uma versão brasileira da CYRM-28. Estudos De Psicologia (Natal), 27(1), 12–22. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220002

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva