Ambientes restauradores para universitários(as): uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210041Palavras-chave:
ambientes restauradores, universidade, psicologia ambientalResumo
Esse artigo teve como objetivo analisar as produções científicas dos últimos cinco anos, voltadas aos ambientes restauradores universitários. Fora definido a pergunta norteadora e realizado a seleção de artigos nas bases de dados. Foram encontrados 774 artigos, destes verificou-se os que atendiam os critérios, assim, restaram-se 15 artigos. Após a análise crítica realizou-se a discussão com a literatura e elaboração do fluxograma com demonstração das etapas. Houve a primazia de estudos internacionais e prevalência do uso da união das teorias de Kaplan (1989; 1985) e Ulrich (1983; 1999). As principais características dos ambientes foram: árvores, arbustos, vegetação, flores, sons de pássaros e ausência de pessoas. Salienta-se como benefícios a promoção do bem-estar, aumento da atenção e diminuição do estresse. Tal pesquisa possibilitou identificar os aspectos físicos para implantação de ambiente restauradores nas universidades
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