Ambientes restauradores para universitários(as): uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210041

Palavras-chave:

ambientes restauradores, universidade, psicologia ambiental

Resumo

Esse artigo teve como objetivo analisar as produções científicas dos últimos cinco anos, voltadas aos ambientes restauradores universitários. Fora definido a pergunta norteadora e realizado a seleção de artigos nas bases de dados. Foram encontrados 774 artigos, destes verificou-se os que atendiam os critérios, assim, restaram-se 15 artigos. Após a análise crítica realizou-se a discussão com a literatura e elaboração do fluxograma com demonstração das etapas. Houve a primazia de estudos internacionais e prevalência do uso da união das teorias de Kaplan (1989; 1985) e Ulrich (1983; 1999). As principais características dos ambientes foram: árvores, arbustos, vegetação, flores, sons de pássaros e ausência de pessoas. Salienta-se como benefícios a promoção do bem-estar, aumento da atenção e diminuição do estresse. Tal pesquisa possibilitou identificar os aspectos físicos para implantação de ambiente restauradores nas universidades

Biografia do Autor

Letícia Iglesias, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí - SC. Atualmente é pesquisadora Bolsista de Iniciação Científica atráves do programa Uniedu, com ênfase em Saúde Mental Universitária

Roberta Borghetti Alves, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.Responsável pelo Programa de Saúde Mental Universitária- (ACOLHER) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Docente do Curso de Psicologia e do Mestrado profissional de Psicologia da UNIVALI.Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA). Conselheira do décimo plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12). Responsável pela Comissão Psicologia na Gestão de Riscos e Desastres e pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) no CRP-12. Foi membro da Comissão Nacional de Psicologia nas Emergências e Desastres do Conselho Federal de Psicologia. Participa como colaboradora do Laboratório de Psicologia Ambiental na UFSC. Realiza pesquisa voltadas as temáticas de Psicometria, Saúde Coletiva, Psicologia Ambiental e Gestão Integral de Riscos e Desastres.

Julia Roberta da Silva, Universidade do Vale de Itajaí - UNIVALI

Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí - SC.

Rafaela Sonda

Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí - SC.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Iglesias, L., Alves, R. B., da Silva, J. R. ., & Sonda, R. . (2022). Ambientes restauradores para universitários(as): uma revisão integrativa. Estudos De Psicologia (Natal), 26(4), 434–444. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210041

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais