Dissidências narrativas: políticas dos corpos e narratividades na pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230010

Palavras-chave:

narrativas, corpo, cidade, poder

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar a relação da cidade e processos urbanos na construção de uma corporeidade: um corpo-que-sabe e que é investido pelo corte biopolítico da morte e extermínio na efetivação de práticas decisórias sobre a vida e a morte em nossas cidades. Tratamos de como os corpos biopolíticos na contemporaneidade estão atravessados pela lógica do silenciamento ou do apagamento, mas também de como essas corporeidades constituem condições para pensar contrapoderes e contranarrativas. Organizamos a discussão em dois eixos: território e subjetivação; e corpo-que-sabe, narra. Os resultados apontam a construção de narrativas para a produção de conhecimento na cidade, construindo outras corporeidades e memórias das vidas que habitam determinados territórios marcados pela pauperização e gentrificação urbanas.

Palavras-chaves: narrativas; corpo; resistência; cidade.

Biografia do Autor

Wanderson Vilton Nunes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Wanderson Vilton Nunes da Silva, Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Pós-Doutorando (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGPsi/UFPE).

Simone Maria Hüning, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Simone Maria Hüning, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), é Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Neuza Guareschi, University of Wisconsin

Neuza Guareschi, Doutora em Educação pela University of Wisconsin – Madison (WISC) - Estados Unidos, é Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Silva, W. V. N., Hüning, S. M., & Guareschi, N. (2024). Dissidências narrativas: políticas dos corpos e narratividades na pesquisa . Estudos De Psicologia (Natal), 28(1), 105–115. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230010

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais