O cuidado na Perspectiva de familiares de pessoas com deficiência: revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

cuidado, cuidadores familiares, percepção, pessoas com deficiência

Resumo

Esta revisão integrativa tem como objetivo compreender como os familiares cuidadores pensam o cuidado de pessoas com deficiência. A busca pelos estudos foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, PsycInfo, INDEXPSI; LILACS, SciELO. Foi estipulado o período de tempo que compreende os últimos dez anos de pesquisa (2010-2020). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 19 artigos. A análise dos dados foi categorizada em cinco grandes temas: (a) O cuidado e suas implicações emoci onais, psicológicas, físicas, comportamentais e sociais; (b) O cuidado como solidão; (c) O cuidado e suas demandas práticas; (d) O cuidado e as estratégias de enfrentamento; (e) O cuidado e a representação de deficiência. Os resultados mostraram que o cuidado é compreendido conforme a cultura e crenças a respeito da deficiência, além de ocasionar implicações de diferentes ordens aos cuidadores familiares como, discriminações, ansiedade, depressão, solidão e dificuldades financeiras.

Biografia do Autor

Taimara Foresti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia pela UFSC, Mestra em Psicologia pela Faculdade Meridional (IMED), Especialista em Psicologia Jurídica pela Faculdade Meridional (IMED), Bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Foresti, T., Hodecker, M. ., & Barbará S. Bousfield, A. . (2022). O cuidado na Perspectiva de familiares de pessoas com deficiência: revisão integrativa. Estudos De Psicologia (Natal), 26(4), 392–403. Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/22434

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos