Estado autoritário na periferia do capitalismo: notas sobre a violência policial em tempos de crise do capital

Autores

  • Gustavo de Aguiar Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Vládia Holanda Cruz Centro Universitário Fanor Wyden - UNIFANOR WYDEN

Palavras-chave:

Estado, capitalismo dependente, crise estrutural do capital, violência policial

Resumo

O presente artigo é um ensaio teórico sobre a relação entre violência policial e Estado a partir da tradição marxista, particularmente sobre a configuração do Estado na economia dependente brasileira. O objetivo foi analisar como o momento atual do sociometabolismo do capital configura a polícia e apresenta limites às transformações desta como força pública do Estado dependente. Para isso, foi discutida a categoria Estado e, em seguida, apresentadas contribuições para a reflexão da crise estrutural do capital e a reestruturação autoritária do Estado brasileiro na garantia da reprodução dos padrões de acumulação. Feita essa discussão apresenta-se contribuições para a leitura da polícia, enfocando o autoritarismo dessa instituição e discutindo os limites de sua compreensão quando não realizada no âmbito econômico-político do modo de produção baseado na exploração do trabalho.

Biografia do Autor

Gustavo de Aguiar Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Psicologia nas modalidades bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (2018). Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É membro do Grupo de Pesquisa Marxismo & Educação (GPM&E/UFRN), do Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN) e Núcleo de Pesquisa Crítica, Insurgência, Subtevidade e Emancipação (CRISE/UFG)

Isabel Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicologia Clinica pela USP/SP, docente e pesquisadora no PPGPSI/UFRN, coordenadora do GPM&E (Diretório CNPQq). Bolsista de produtividade CNPq 2.

Ana Vládia Holanda Cruz, Centro Universitário Fanor Wyden - UNIFANOR WYDEN

Doutora (2014) e Mestre (2010) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) atuando, respectivamente, no Grupo de Pesquisa Marxismo & Educação (bolsista CNPQ) e no Núcleo de Estudos Socioculturais da Infância e da Adolescência. Graduada na Universidade de Fortaleza. Foi bolsista na modalidade Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE - CAPES) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS/CEIFR), em Paris, sob a orientação do professor Dr. Michael Löwy. Atua em Psicologia Social, Direitos Humanos e Psicologia na Interface com a Justiça. Atualmente é professora no Centro Universitário Fanor Wyden - UNIFANOR WYDEN e na UniAteneu.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

de Aguiar Campos, G. ., Fernandes de Oliveira, I., & Vládia Holanda Cruz, A. . (2022). Estado autoritário na periferia do capitalismo: notas sobre a violência policial em tempos de crise do capital. Estudos De Psicologia (Natal), 26(4), 404–411. Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/22611

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos