Adaptação Transcultural de uma Escala de Satisfação dos Moradores com os Serviços das Residências Terapêuticas.
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220022Palavras-chave:
Assistência à saúde mental, Pesos e medidas, Serviços de assistência domiciliar, Qualidade da assistência à saúde, Satisfação pessoalResumo
A satisfação dos usuários constitui um dos critérios da qualidade dos serviços de saúde mental. Entretanto, há uma carência de estudos avaliando a satisfação dos moradores de residências terapêuticas (RTs) e ausência de instrumento de medida específico para este fim, no Brasil. Neste estudo, foi feita a adaptação transcultural do Questionnaire sur la Satisfaction de la Clientèle en Résidence D’Accueil (QSHS-21), para avaliar a satisfação dos moradores das RTs. O procedimento incluiu: tradução da escala original, retradução, revisão por Comitê de Especialistas e Estudo Piloto com 30 moradores de RTs do município de Barbacena/MG. Os resultados incluíram correções a partir das traduções e retraduções e adaptação da escala pelo Comitê de Especialistas, assim como modificações na redação de algumas questões, no Estudo Piloto. A versão final possui equivalência semântica e conceitual com a escala original e está adaptada ao contexto brasileiro, sendo de fácil compreensão para a população-alvo.
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