Evidências de validade interna e externa para a escala de nível de funcionamento da personalidade - forma resumida 2.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220025

Palavras-chave:

Transtornos de personalidade, Traços patológicos, Psicometria

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as evidências de validade interna e externa para LPFS-BF.2.0. Participaram 774 brasileiros adultos, com idades entre 18 e 73 anos. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: LPFS-BF.2.0., SAPAS, WHO-5, IDCP-SV, BFI-2 S. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória, congruência fatorial, consistência interna, correlação com medidas externas e comparação entre as médias dos grupos. A estrutura interna encontrada foi semelhante à relatada em estudos anteriores. Os resultados sugeriram evidências de validade com base na estrutura interna em índices de ajuste adequados e congruência de fatores. Os resultados deste estudo também fornecem evidências de validade com base nas relações externas. O LPFS-BF 2.0 apresentou correlações negativas com o bem-estar e correlações positivas com outras medidas de personalidade. A comparação de médias revelou a capacidade desse teste de discriminar pessoas com problemas relacionados a saúde mental e pessoas saudáveis.

Biografia do Autor

André Pereira Gonçalves, Universidade Federal da Bahia

Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade são Francisco, membro do LAPSaM

Gabriel Carvalho Franco, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), é professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Gisele Magarotto Machado, Universidade São Francisco

Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), Doutoranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF).

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Gonçalves, A. P., Franco, G. C., & Machado, G. M. (2023). Evidências de validade interna e externa para a escala de nível de funcionamento da personalidade - forma resumida 2.0. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 272–279. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220025

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva