Práticas de si e comportamento pró-ambiental em ecovilas: estudo etnográfico no Brasil e Suíça

Autores

  • Luiz Guilherme Mafle Ferreira Duarte Centro Universitário Una
  • João Leite Ferreira Neto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220011

Palavras-chave:

Comportamento pró-ambiental, Ecovila, Práticas de si

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as práticas de si e o comportamento pró-ambiental no cotidiano de ecovilas. Nos apoiamos na noção de Foucault de práticas de si para compreender as mudanças no comportamento dos habitantes das ecovilas em relação ao meio ambiente. Fizemos observações participantes em duas ecovilas na Suíça e uma no Brasil. As análises mostram que a presença ou ausência de práticas de si em cada ecovila levou a diferentes subjetivações pró-ambientais: passivo-estrutural, ativo-individual e ativo-estrutural. A partir dessas diferentes posições, cada comunidade alcançou diferentes graus de preservação do meio ambiente. Os resultados fornecem evidências de que as práticas de si são fatores relevantes para que os habitantes das ecovilas desenvolvam comportamentos pró-ambientais.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Mafle Ferreira Duarte, Centro Universitário Una

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), é Professor do Centro Universitário Una. 

João Leite Ferreira Neto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas).

Publicado

2023-01-13

Como Citar

Duarte, L. G. M. F., & Ferreira Neto, J. L. (2023). Práticas de si e comportamento pró-ambiental em ecovilas: estudo etnográfico no Brasil e Suíça. Estudos De Psicologia (Natal), 27(1), 115–126. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220011

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais