As ruínas da Velha Jaguaribara: Impactos e prejuízos do deslocamento compulsório

Autores

  • Maria Lívia Pinheiro de Freitas Centro de Apoio ao Sujeito no Luto
  • Renata Bezerra de Holanda Bessa Hospital Monte Klinikum – Hospital Unimed Sul
  • Karla Patrícia Martins Ferreira Universidade de Fortaleza
  • Luiza de Andrade Braga Farias Clínica Espaço Grão

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220023

Palavras-chave:

Psicologia ambiental, Relação pessoa-ambiente, Deslocamento compulsório, Comunidades, Apego ao lugar

Resumo

Este estudo visou investigar os efeitos do processo de deslocamento compulsório vivenciado pelos moradores de Nova Jaguaribara decorrente da construção da barragem do Castanhão no estado do Ceará. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. O estudo contou com 08 participantes, de ambos os sexos, moradores da Velha Jaguaribara. Estes responderam a uma Entrevista Narrativa, que possibilita compreender como o participante percebe e vivencia o ambiente ao seu redor. As entrevistas foram compreendidas por meio da análise textual no software Iramuteq. Os resultados apontam que populações afetadas por deslocamentos compulsórios são expostas a situações extremamente danosas. Percebe-se a manifestação de sofrimento psíquico e dificuldade de vinculação ao novo lugar, que pode culminar em um luto prolongado. Discute-se como o entendimento das relações humano-ambientais pode auxiliar no estabelecimento de intervenções que favoreçam comunidades deslocadas.

Biografia do Autor

Maria Lívia Pinheiro de Freitas, Centro de Apoio ao Sujeito no Luto

Pós-graduada em Psicologia Infantil pela Universidade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Psicóloga Clínica no espaço CASULU Centro de Apoio ao Sujeito no Luto e Psicóloga Escolar no Projeto Aprender, Brincar e Crescer.

Renata Bezerra de Holanda Bessa, Hospital Monte Klinikum – Hospital Unimed Sul

Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é Funcionária Celetista do Hospital Monte Klinikum – Hospital Unimed Sul.

Karla Patrícia Martins Ferreira, Universidade de Fortaleza

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Luiza de Andrade Braga Farias, Clínica Espaço Grão

Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP), atua como Psicóloga clínica na Clínica Espaço Grão.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Freitas, M. L. P. de, Bessa, R. B. de H., Ferreira, K. P. M., & Farias, L. de A. B. (2023). As ruínas da Velha Jaguaribara: Impactos e prejuízos do deslocamento compulsório. Estudos De Psicologia (Natal), 27(2), 249–260. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220023

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais