Desigualdades de Gênero no Trabalho Científico: Permanências e Desmantelamentos em Processo
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230005Palavras-chave:
desigualdades de gênero, ciência, ensino da psicologiaResumo
Objetivamos discutir o recrudescimento das desigualdades de gênero e hierarquias de classe/raça na ciência brasileira a partir da realidade de bolsistas PQ/CNPq da Psicologia, tomando em consideração os efeitos da pandemia do Sars-COV-2 no Brasil. Participaram 85 das 204 pesquisadoras da área. Adotou-se uma abordagem mista com a aplicação de formulário eletrônico e realização de entrevistas remotas semiestruturadas. Observamos duas forças distintas em operação: a invisibilidade das desigualdades de gênero na ciência permanece escamoteada na racionalidade neoliberal de mulher empreendedora que tenta se superar a todo custo, tanto quanto as desigualdades raciais entre as mulheres brancas e não-brancas. Por outro lado, nota-se um deslocamento nas concepções que naturalizam as disparidades entre homens e mulheres e entre as diversas mulheres. Concluímos que as pesquisadoras enfrentam um tensionamento de forças que reposicionam seu lugar subjetivo em direção ao questionamento das desigualdades de gênero, classe e raça na Psicologia.
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